Alfabetização de surdos:

Páginas: 3 (517 palavras) Publicado: 25 de março de 2011
No decorrer dos anos diferentes visões a cerca da pessoa surda foram surgindo, assim como metodologias de trabalho. Durante muito tempo via-se a surdez como “patologia” e, portanto a pessoa surda eraexcluída do grupo social por ser considerada um doente. Todos os esforços eram no sentido de “curá-la” para que pudesse tornar-se o mais uniforme possível dos ouvintes, inclusive no setor educacionaleste era um dos principais objetivos da educação: normalizar o surdo.
E é justamente na escolarização dos surdos que se apresentam alguns obstáculos, e um destes obstáculos considero que seja oprocesso de alfabetização de crianças surdas, que é sobre o qual irei fazer algumas considerações e apresentar alguns desafios que se configuram neste processo. Embora se reconheça hoje que a pessoasurda tem uma linguagem diferenciada e que se utiliza da mesma para poder comunicar-se, várias barreiras apresentam-se, como por exemplo o desconhecimento da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Contudo,este é um dos caminhos necessários para um efetivo trabalho pedagógico de alfabetização dos alunos surdos, por resultar em um aprendizado mais significativo para ele, uma vez que está respeitando sualinguagem própria que é a Língua de Sinais-LS.
A busca por uma alfabetização de qualidade requer dos educadores uma constante elaboração e reelaboração de suas práticas, além da procura porcaminhos que oportunizem a esses alunos com necessidades educativas especiais a viverem em um ambiente mais solidário e cidadão, com direito a uma educação que satisfaça suas necessidades tanto cognitivasquanto afetivas. “A respeito de necessidades educativas especiais é fundamental não desconsiderar sua interdependência com as demais necessidades humanas, como aquelas citadas por Maslow”.(Mazzotta1981p.35). Sendo assim, necessidades fisiológicas, de segurança, de participação social, de estima ou reconhecimento e auto-realização estão intricadas nas necessidades educacionais comuns e especiais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alfabetização para surdos
  • Alfabetização do individuo surdo
  • alfabetização e letramento de surdos
  • Alfabetização do Individuo surdo
  • O processo de alfabetização e letramento do aluno surdo
  • A importância da língua de sinais na alfabetização de surdos
  • A alfabetização do individuo surdo: primeiro em libras ou em português?
  • A educação de jovens e adultos surdos e a alfabetização matemática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!