Alfabetização de jovens e adultos e cidadania: o contributo de paulo freire

Páginas: 20 (4936 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E CIDADANIA:
O CONTRIBUTO DE PAULO FREIRE

Alcione Amorim Costa Filho[1]

“PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: aquela que tem de ser forjada com ele e não para ele, enquanto homens ou povos, na luta incessante de recuperação de sua humanidade. Pedagogia que faça da opressão e de suas causas objeto de reflexão dos oprimidos de que resultará o seuengajamento necessário na luta por sua libertação”.

PAULO FREIRE
RESUMO

É inegável a contribuição do educador Paulo Freire para a implantação no Brasil de uma educação popular tendo como foco principal o combate ao analfabetismo, expressão da pobreza, da miséria e do subdesenvolvimento.
A grande obra desse educador,referência em educação para a América Latina, e para o mundo, apresenta o compromisso de valorizar o diálogo e a interação como fundamentos necessários para a libertação do educando.
Paulo Freire influenciou beneficamente os movimentos educacionais no Brasil e em outros países a partir da década de 50.

PALAVRAS-CHAVE: Paulo Freire. Educação. Alfabetização. Cidadania.

ABSTRACT

Paulo Freirecontribution to the implantation in Brazil of widespread education is undeniable having as its main thrust the combating of illiteracy, which is the expression of poverty, misery and underdevelopment. The great work of this educator, a reference in education for Latin America, presents the obligation of giving importance to dialogue and interaction as necessary fundamentals for the liberation of thepupil. Paulo Freire beneficially influenced educational movements in Brazil and in other countries as of the 50s.
KEY WORDS: Paulo Freire, Education, Literacy, Citizenship.

PALAVRAS INICIAIS

Neste texto analisaremos a contribuição do educador brasileiro Paulo Freire para a Alfabetização de Jovens e Adultos e, principalmente, a sua benéfica influência para a educação popular (educaçãonão-formal), resgatando através da mediação, interação e diálogo, o direito à educação básica.
Pelo seu trabalho incansável em favor da educação, tornou-se referencial para a educação na América Latina e no mundo, fundamentando sua ação no debate, na problematização e na conscientização. Para ele, o professor é o animador do processo e a alfabetização de adultos não se apóia no autoritarismo e simna interlocução e na construção de significados.
Vamos iniciar nossa reflexão a partir do final dos anos 50, quando surge em Pernambuco uma nova perspectiva em educação, fundamentada nas idéias pedagógicas avançadas, cujo principal líder, Paulo Freire, aponta causas sociais para o analfabetismo e coloca como condição “sine qua non” para a sua superação, o desenvolvimento.
Para ele, ninguém éanalfabeto porque quer; as condições sócio-econômicas, as desigualdades sociais, a fome, a miséria são as causas deste mal que, por longas décadas, o Brasil não conseguiu superar. Como afirma Gadotti (1995: 28), ao explicitar o pensamento de Paulo Freire: “... o analfabetismo é a expressão da pobreza, conseqüência inevitável de uma estrutura social injusta. Seria ingênuo combatê-lo sem combater suascausas”.
Freire (1979, p. 71) é explícito ao analisar o conceito de analfabeto: “O analfabeto apreende criticamente a necessidade de aprender a ler e escrever. Prepara-se para ser o agente desta aprendizagem. E consegue fazê-lo na medida em que a alfabetização é mais que o simples domínio mecânico de técnicas para escrever e ler”.
Percebemos nessa concepção que a aquisição da leitura e daescrita não é algo meramente mecânico mas sim um processo que parte da necessidade de aprender a ler e escrever, como uma carência ou necessidade pessoal.
Pinto (1994, p. 32) garante que não se pode aceitar o pressuposto de que o analfabeto seja “tábula rasa” como se não fosse possuidor de desejo, paixão, angústia, e capaz de explicitar carências, bem como suas lutas cotidianas e coletivas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TCC Alfabetização de Jovens e Adultos: Perspectivas de Paulo Freire
  • Paulo Freire e seu Método de Alfabetização de Adultos
  • Paulo Freire e seu Método de Alfabetização de Adultos
  • Projeto de alfabetização/socialização para jovens e adultos baseado na pedagogia da autonomia de paulo freire
  • Projeto
  • PAULO FREIRE E A EDUCA O DE JOVENS E ADULTOS Salvo Automaticamente
  • Projeto educação de jovens e adultos segundo paulo freire
  • A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA VISÃO DE PAULO FREIRE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!