Alfabetização de crianças disléxicas

Páginas: 45 (11195 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
INTRODUÇÃO

O ensino da escrita e, por conseguinte, da leitura tem assumido papel protagonista em escalas cada vez maiores em sociedades como a nossa, na qual a circulação de informações por meio dos registros de escrita tem se dado de maneira indiscutivelmente intensa. Somos a sociedade da informação, da circulação intensa e veloz de conhecimentos. Diante desse cenário, não conseguir ler eescrever pode significar exclusão social na medida em que impede a participação dos indivíduos em variadas situações de diferentes esferas sociais. Diante dessa constatação, percebe-se a importância da garantia, a todas e todos, do desenvolvimento das competências necessárias ao desenvolvimento da leitura e da escrita.
Sob o cenário descrito emergem os problemas de indivíduos com dificuldadespara o aprendizado da leitura e da escrita. Desde que a escrita passou a representar premissa para a ação social, os fatores que dificultam essa aprendizagem começaram a interessar aos pesquisadores, professores e outros encarregados de pensar e ensinar a leitura. Nesse bojo, a dislexia surge como objeto de pesquisa e, posteriormente, como preocupação escolar, pois se configura como forte empecilhoao aprendizado da leitura e da escrita a uma parcela considerável da população mundial.
Com o intuito de contribuir com o debate sobre as relações entre dislexia e o ensino escolar da leitura e da escrita, mais especificamente em fase inicial de alfabetização, o presente estudo tem como objetivo investigar teoricamente o conceito de dislexia, bem como a literatura a respeito da alfabetização decrianças disléxicas, tendo como norte a coleta de informações para a proposição de situações de ensino-aprendizado que levem em conta o aluno com dislexia a partir de suas singularidades. Importa para este estudo, portanto, a coleta de informações teóricas sobre a alfabetização de disléxicos para embasamento da prática docente.
Para isso, apresentamos, no capítulo 1, um breve histórico acerca dadislexia, buscando situar o surgimento das pesquisas que a tomam como objeto de análise em relação à afirmação da leitura como necessidade de primeira grandeza em nossa sociedade. Ainda no capítulo 1, apresentamos um apanhado conceitual em relação à dislexia, intentando lançar luz sobre as imprecisões conceituais que habitam, sobretudo, a escola em relação à temática (como a prática docente temnos mostrado).
No capítulo 2, apresentamos informações coletadas em investigação bibliográfica acerca da alfabetização e de alguns métodos e concepções presentes na escola atual. Esse capítulo tem como função apresentar o panorama no qual as discussões sobre alfabetização se dão na escola para, a partir disso, discorrermos, no capítulo 3, sobre a alfabetização de disléxicos nessa escola atual(frente a todas as imprecisões e (falsas) polêmicas que habitam os ambientes escolares).
Após a apresentação teórica mencionada, apresentamos as considerações finais que, obviamente, não têm a pretensão de trazer verdades acabadas sobre a temática. Ao contrário, o intuito é contribuir para que as discussões sobre dislexia façam parte do cotidiano de professores e outros profissionais da educação,pois somente com essa disseminação será possível garantir a todos e todas, inclusive, e no caso deste estudo principalmente, aos disléxicos, o direito de se fazer presente em nossa sociedade por meio da leitura e da escrita.










1 DISLEXIA: BREVE HISTÓRICO E CONCEITUAÇÃO


1.1 Breve histórico


Importa, antes de apresentarmos o histórico proposto neste tópico, entender que ointeresse científico pelo estudo da dislexia toma corpo e força na medida em que a escrita e a leitura ganham relevante e indiscutível espaço social. Isso quer dizer que a justificativa para o aumento do interesse em relação ao estudo da dislexia tem sua justificativa na crescente configuração da sociedade como “sociedade da informação”, na qual a escrita e a leitura têm papel central.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como trabalhar com crianças disléxicas
  • Linguagem: como trabalhar com a criança disléxica?
  • Crianças em alfabetização
  • O TRABALHO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL COM CRIANÇAS DISLÉXICAS
  • Alfabetização de crianças com deficiência
  • Alfabetização de criança surdas
  • Alfabetização de crianças com deficiência visual
  • A alfabetização de crianças com deficiência auditiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!