Alfabetização com receita

Páginas: 12 (2890 palavras) Publicado: 7 de dezembro de 2012
Alfabetização com receita x alfabetização sem receita
Em meio a tantas mudanças na educação, a evolução e o progresso no processo de ensino aprendizagem, ainda nos deparamos com profissionais que para alfabetizar, acreditam e recorrem às famosas “receitas”, as quais recomendam o que fazer como fazer e o resultado que será obtido, (positivo) quase sempre se você seguir passo a passo asinstruções.
O que devemos considerar primeiramente é que a alfabetização é um processo, no qual o professor atua como mediador do conhecimento, gerando oportunidades para a construção do mesmo. É preciso levar em consideração a realidade do aluno ao elaborar o plano de aula, consciente de que as atividades, os exercícios não podem ser fragmentados, o aluno constrói seu conhecimento a partir do interessepelo aprender, um “aprender” com sentido, focado no seu contexto social.
Desta forma é valido lembrar que não somos detentores de uma formula mágica, muito menos de uma receita que possa garantir a alfabetização. O que podemos é possibilitar, caminhos diferentes para que o aluno construa ele mesmo seu conhecimento.

Não acredito que uma receita possa garantir a alfabetização dos alunos, quandopensamos na palavra ‘’receita’’ a relacionamos com instruções que devem ser seguidas, para se obter o resultado esperado... Alfabetizar não se limita a instruções de passo-a-passo: o que fazer, como fazer, quando fazer.... Os alunos que foram alfabetizados, por exemplo, ano passado não são os mesmos deste ano, eles fazem parte muitas vezes de outra realidade, trazem consigo novos conhecimentos, eo professor precisa partir destes novos conhecimentos para dar inicio ao processo de alfabetização.
Assim, o professor deve fazer uso de metodologias diversificadas sempre, inovando, adequando atividades, exercícios que façam parte do contexto social do aluno, despertando no mesmo o interesse pelo ‘’aprender’’.
É preciso entender que o processo é continuo, e que como professores capacitados,qualificados e profissionais que somos, devemos estar ativos, instigando, agindo como facilitadores de acesso ao conhecimento, à escrita. Considerando que a alfabetização deve se desenvolver num contexto de letramento como inicio da apren

É um continuum em que o professor deve estar ativo, instigando,
agindo como facilitador de acesso ao conhecimento, à escrita.
A alfabetização deve sedesenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem
da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais
que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado e
com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada
na escola.
Assim, deve haver o esforçopara que o aluno desempenhe satisfatoriamente atividades
lingüísticas, papéis enunciativos com competência. É a multiplicidade e qualidade de situações
que capacita o individuo como escritor, leitor, falante e ouvinte; objetivos máximos do ato de
alfabetizar.
Estratégias e ações a serem consideradas durante o processo
Para que o objetivo aqui proposto fosse atingido, foi necessário estabelecerestratégias
pedagógicas que resultassem no sucesso das etapas da aprendizagem. Dentre as muitas est

O fator mais importante para um resultado positivo é o sentimento de responsabilidade do professor em relação aos seus alunos, assim como um ensino que seja desafiante para as crianças. "As crianças aprenderam muito na 1a série", afirma Creso. "A
om Alfabetização sem receita criamos aoportunidade do próprio aluno construir seus conhecimentos sendo o professor mediador no processo de aquisição do mesmo e possibilitando a ampliação e valorização dos conhecimentos existentes.
Com Alfabetização sem receita podemos e devemos incentivar nossos alunos a ler diferentes gêneros e auxiliá-los em atividades propostas para melhor compreensão e ampliação dos conhecimentos envolvidos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Receita de alfabetização antiga
  • Receitas
  • receitas
  • Receitas
  • Receita
  • receita
  • Receita
  • Receita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!