Alexsandratrabalho.docx

554 palavras 3 páginas
1. .Justificativa

A pesquisa justifica-se diante da necessidade de análise dos métodos de atendimento à família e o papel do assistente social na prática profissional. O trabalho do assistente social junto à família, apresenta formas de atendimento mais eficazes e efefitvas; a finalidade dos serviços concentra-se na área da assistencia, seguida da educação e da pesquisa, sendo que o trabalho com famílias envolve quatro etapas: entrada da família, identificação, acompanhamento e desligamento da instituição seja ela privada ou pública. Um dos desafios da profissão é a busca de metodologias para trabalhar a família como um grupo com necessidades próprias e únicas, visando fazer com que as diferentes expressões da questão social, tais como: desemprego, subemprego, trabalho infanto-juvenil, baixa renda, fome, problemas na área da saúde, habitações inadequadas, drogas, famílias multiproblemáticas, violência doméstica, pobreza, desigualdade social, exclusão social e etc. As demandas emergentes citadas anteriormente justificam a inserção do profissional do serviço social com o objetivo de receber e encaminhar as mesmas. Dispõem-se no artigo quarto da lei orgânica da seguridade social n 8.212, de 24 de julho de 1991 que “A Assistência Social é a política social que provê o atendimento das necessidades básicas, traduzidas em proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência, à velhice e à pessoa portadora de deficiência, independentemente de contribuição à Seguridade Social”.

1.1 Objetivo Geral Analisar o acolhimento e a abordagem que o assistente social utiliza para atender as demandas enfrentadas pelo grupo “família”.

1.2 Objetivos Específicos
a) Redescobrir alternativas e possibilidades para o melhor desempenho do profissional no cenário atual.

b) Avaliar métodos que o assistente social poderá usar para intervir nas questões sociais, viabilizando chegar a um consenso que melhor atenda aos anseios das pessoas por ele assistida.

2.

Relacionados