alexandria

Páginas: 2 (433 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Alexandria (do original espanhol Ágora) é um filme que retrata de forma bastante realista como era a sociedade do século IV d.C. Uma sociedade machista, muitas vezes intolerante e bastante radical.Nesse pensamento temporal, o filme nos mostra a história de Hipátia, filósofa, astrônoma e independente, um estilo feminino bastante incomum para a época, o que trazia algumas dificuldades para amesma. Por ter ao seu lado seu pai, um homem poderoso na cidade, Hipátia acabava conseguindo “levar a vida” que gostaria, ensinando e pesquisando, sem precisar se casar e se submeter às ordens de umhomem. Porém, isso tudo muda de figura quando, aproveitando-se da paixão que o prefeito da cidade e ex-aluno de Hipátia Orestes sente pela mesma, Cirilo, um poderoso líder cristão, derruba o governoromano, passando a atacar todos aqueles que não acreditassem na fé cristã.
Hipátia sofre diretamente com isso, pois apesar de ser agnóstica, ela é acusada por Cirilo (com base nas “escrituras sagradas”) deser atéia e bruxa, e acaba sendo condenada ao apedrejamento. Para sua sorte, seu ex-escravo Davus, apaixonado por ela e já convertido ao cristianismo, a salva de tal destino, matando-a asfixiadaantes do apedrejamento, para que ela não sofresse. 
Durante o filme, percebemos que Hipátia é uma mulher extremamente forte e decidida, acostumada a questionar tudo até o fim, como forma de aprender maissobre as coisas do mundo. Ela tenta mostrar isso aos seus alunos, bem como ensiná-los que as religiões não impedem que as pessoas convivam harmoniosamente. Rachel Weisz interpreta a personagem deforma magnífica, passando a nós todos os sentimentos que sua personagem passa também. Medo, compaixão, curiosidade, tristeza. Sendo totalmente justo, o filme é de uma maestria impecável, com grandesinterpretações, fotografias e cenografias deslumbrantes que nos inserem totalmente na história. Acredito que, em uma tela Imax, gigante, poderia nos fazer sentir em Alexandria.
Uma das poucas críticas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alexandria
  • Alexandria
  • alexandria
  • Alexandria
  • alexandria
  • Alexandria
  • Alexandria
  • Alexandria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!