Alerta sobre os efeitos fitoterápicos do quiabo em relação ao diabetes.

Páginas: 5 (1170 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Objetivo

O objetivo deste trabalho é realizar pesquisa utilizando aplicação da bioquímica, critérios da físico-química, química analítica, farmacobotânica e biotecnologia a fim de conhecer as propriedades fitoterápicas do quiabo.






















Sumario

Resumo ------------------------------------------------------------------- 4Introdução ---------------------------------------------------------------- 5
O quiabo como fitoterápico ------------------------------------------- 6
Sobre a doença ---------------------------------------------------------- 7
Propriedades do quiabo ------------------------------------------------ 8
Experimento, metodologia e resultados ---------------------------- 9
Discussão------------------------------------------------------------------- 10
Conclusão ------------------------------------------------------------------- 11
Referencias Bibliográfica ------------------------------------------------- 12














Introdução

Presente na alimentação de muitos brasileiros, principalmente na dos baianos e mineiros, e, apreciado na culinária de várias culturas domundo, o quiabo é consumido de variadas maneiras, tais como crus em saladas, refogados, cozidos, assados, grelhados e como ingrediente de diversas receitas. Desprezado por algumas pessoas por conter um aspecto baboso o quiabo chama atenção em outro quesito, nutrição. Seu perfil nutricional é bem vantajoso, e apesar da textura grudenta, que pode ser facilmente removida de acordo com a forma depreparo, o quiabo fornece vários nutrientes importantíssimos à saúde. Ele é rico em vitamina A, C e B1 e possui ainda em sua composição minerais como o cálcio, fibras e proteínas. Por fornecer poucas calorias (100 gramas contém cerca de 30 kcal) o quiabo pode estar contido em dietas de restrições calóricas e com a vantagem de ser um alimento de fácil digestão.
Além de todos estes nutrientespresentes no quiabo, ele também é conhecido por conter propriedades medicinais. Ele é anti-helmíntico, antiparasitário, demulcente e indicado como tratamento de várias enfermidades como diarreia, verminoses, disenteria, inflamações e irritação do estômago, rins e intestino.











O quiabo como fitoterápico

Atualmente já existem varias pesquisas sobre o quiabo, e descobriu-se que alémde ser um alimento saudável e muito nutritivo o quiabo também possui propriedades fitoterápicas, pois é anti-helmíntico, antiparasitário, demulcente e indicado como tratamento de várias enfermidades como a diarreia, disenteria, inflamações e irritação do estomago, rins e intestino.
Pesquisas mais recentes feitas por alunos da Unicamp demonstraram um suposto tratamento utilizando o quiabo como umfitoterápico capaz de diminuir a glicose em pacientes diabéticos.

Sobre a doença.

O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidadesuficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haveráaumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.
Para descobrir se o quiabo realmente ajuda no tratamento contra a diabetes iremos investigar mais a fundo sobre esse fruto, suas propriedades e quais substâncias presentes no quiabo teriam essa característica de baixar os níveis de açúcar no sangue.


Propriedades do Quiabo.

O quiabo é um fruto longo, seco, indeiscente, com formato...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alerta sobre os efeitos fitoterápicos do quiabo em relação ao diabetes
  • Efeito das TIC sobre relação ensino-aprendizagem
  • Pesquisa sobre medicamentos fitoterápicos
  • Diabetes e seus efeitos
  • EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO NA RELAÇÃO DE TRABALHO
  • ALERTA SOBRE O USO IRRACIONAL DE BENZODIAZEPÍNICOS
  • A relaçâo coexistente da diabetes, gestacional com a hipertensão
  • Trabalho Sobre Diabetes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!