Alergias medicamentosas

Páginas: 2 (471 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014
O que é Alergia medicamentosa?
Sinônimos: Reação alérgica - medicamento, Hipersensibilidade à droga, Hipersensibilidade medicamentosa
Alergias medicamentosas são um grupo de sintomas causados pelareação alérgica a um medicamento.

Causas
Reações adversas a drogas são comuns. Quase qualquer medicamento pode causar uma reação adversa. As reações variam de efeitos colaterais moderados ouirritantes como náusea e vômitos à anafilaxia com risco de vida.

Uma verdadeira alergia medicamentosa é causada por uma série de etapas químicas no corpo que produzem a reação alérgica a um medicamento.A primeira vez que você tomar o medicamento, você pode não ter problemas. Entretanto, o sistema imunológico do sistema pode produzir uma substância (anticorpo) chamado IgE contra o medicamento. Napróxima vez que você tomar o medicamento, o IgE falará para suas células brancas do sangue produzirem uma substância química chamada histamina, que causa os sintomas da alergia. Uma alergiamedicamentosa também pode ocorrer sem que o seu corpo produza IgE. Em vez disso, pode produzir outros tipos de anticorpos ou ter outras reações que não produzem anticorpos.

A maioria das alergiasmedicamentosas causam leves erupções de pele e urticária. A doença do soro é um tipo tardio de alergia medicamentosa que ocorre uma semana ou mais após a exposição ao medicamento ou vacina.

A penicilina e osantibióticos relacionados são as causas mais comuns de alergias medicamentosas. Outros medicamentos causadores de alergias incluem:

Anticonvulsionantes
Insulina (especialmente insulina de origemanimal)
Meios de contrastes iodados (contendo iodo) para raio-x (podem causar reações semelhantes a alergias)
Medicamentos a base de sulfa
A maioria dos efeitos colaterais dos medicamentos não sedeve a reações alérgicas. Por exemplo, a aspirina pode causar urticária não alérgica ou provocar asma. Algumas reações medicamentosas são consideradas "idiossincráticas". Isto significa que a reação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • alergias
  • Alergias
  • ALERGIA
  • Alergia
  • Alergias
  • ALERGIA
  • Alergia
  • Alergias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!