Alergia e Intolerância

Páginas: 10 (2314 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Desenvolvimento
Os hábitos alimentares são formados por meio de uma complexa rede de influencias genéticas e ambientais, por esse motivo, considera-se a mudança de comportamento alimentar um desafio para os profissionais de saúde. Existem predisposições genéticas para se gostar ou não de determinados alimentos e diferenças na sensibilidade para alguns gostos e sabores herdados dos pais. Essainfluencia genética vai sendo moldada pelas experiências que temos ao longo de vida. Sensibilidade especificas a algum gosto ou sabor podem influenciar preferências e escolhas alimentares, mas parecem não perdurar isoladamente. (BARTOSHUK, 2000).
A alergia alimentar (AA) é uma descoberta de forma clinica resultante de reações imunológicas após a ingestão de proteínas alimentares, é um problemanutricional que apresentou um crescimento nas ultimas décadas, provavelmente devido à maior exposição da população a um número maior de alérgenos alimentares disponíveis. Ele vem se tornando um problema de saúde em todo o mundo e está associado a um impacto negativo significativo na qualidade de vida.
Os alimentos mais citados como causadores de alergias alimentares são: leite, ovos, amendoim,castanhas, camarão, peixe e soja, e os principais alérgenos alimentares identificados são de natureza protéica.A alergia alimentar é múltipla e é uma resposta imune adversa a mais do que um alimento em indivíduos previamente sensibilizados.Alergias "ocultas" ou "retardadas" são mais difíceis para identificar porque o início dos sintomas é atrasado e pode desencadear á partir de 2 horas a 5 dias e ossintomas variam desde dores físicas até fadigas inexplicadas. Quando uma criança é alérgica a vários alimentos, o quadro clínico pode ser grave e implica nas restrições dietéticas importantes. As restrições alimentares nestes doentes são grandes, havendo necessidade de controle rigoroso dos alimentos ingeridos para evicção de reações adversas e prevenção de carências nutricionais sendo muitoimportante a abordagem multidisciplinar.
A necessidade de proteínas na dieta é o resultado de seu elevado risco de acontecer novamente , retornando essa incidência , onde as células vão se renovando acompanhado pela reutilização ineficiente de aminoácidos, os quais são então eliminados do organismo como metabólicos (FROKJAER, 1994).A demanda de proteínas pode ser realizada pela ingestão de aminoácidoslivres, proteínas modificadas ou sob forma intacta ,considerando o conteúdo de aminoácidos essenciais e a biodisponibilidade dos mesmos.
Considerando a quantidade de alimentos que o sistema gastrointestinal de um individuo recebe durante á vida, não é surpreendente, sob certas circunstancias,que este material estranho possa produzir uma reação adversa e\ou servir como veiculo para agentes nocivos(ESTEBAN,1992).
Essas reações adversas a tipos de alimentos podem ser tóxicas ou não tóxicas.As reações tóxicas dependem mais da substância ingerida (p.ex: toxinas bacterianas presentes em alimentos contaminados) ou das propriedades farmacológicas de determinadas substâncias presentes em alimentos (p.ex: cafeína no café, tiramina em queijos maturados) já as reações não tóxicas são aquelas quedependem de susceptibilidade individual e podem ser classificadas em: não imuno-mediadas (intolerância alimentar) ou imuno-mediadas (hipersensibilidade alimentar ou alergia alimentar).
Por vezes confundem-se manifestações clínicas decorrentes de intolerância, com alergia alimentar. Alergia alimentar é dependente do mecanismos imunológicos, IgE mediados ou não.Do ponto de vista clinico a alergiaalimentar pode ser como reação imediata ou\e de reação tardia, o diagnostico baseia-se na historia clinica, uma vez que não se dispõe de exame complementar que confirme o diagnostico.
Ela pode-se manifestar de três maneiras:
Mediadas por IgE ou imediatas :é a que ocorre dentro de minutos ate duas horas após a ingestão do alimento.É a forma mais comum de alergia e tem por si manifestações que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INTOLERANCIAS E ALERGIAS
  • Alergia e Intolerância Alimentar
  • Alergia e intolerância alimentar
  • Alergias e intolerâncias alimentares
  • Alergia à protéina do leite e intolerância à lactose
  • Alergia alimentar x Intolerância x Intoxicação
  • alergias
  • Alergias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!