Alergia à protéina do leite e intolerância à lactose

Páginas: 18 (4273 palavras) Publicado: 30 de maio de 2013
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL CONSELHEIRO ANTÔNIO PRADO

FUNDAMENTOS

BIOQUÍMICOS

Francielle dos Santos nº 05
Francislaine Martins nº 06
Mariele Bueno nº 20
Técnico em Bioquímica – 3º TG
Profª: Josélia
ALERGIA À

PROTEÍNA DO LEITE

E

INTOLERÂNCIA

À LACTOSE

INTRODUÇÃO

O leite materno é um alimento rico em nutrientes, sendo que a sua composição química apresenta ascaracterísticas ideais para a digestão e metabolismo necessários aos lactentes. A iniciação precoce do leite de vaca na alimentação das crianças ocasionou uma desvalorização do leite materno.
Certificou-se, então, que houve um aumento no índice de determinadas patologias devido ao desmame precoce, dentre as quais se destaca a alergia à proteína do leite de vaca (APLV) e intolerância à lactose (IL),pois estas apresentam semelhanças que dificultam os diagnósticos clínicos. A APLV atinge o sistema imunológico, desencadeando reações contra o antígeno, que, neste caso, são as proteínas do leite de vaca gerando sinais e sintomas após a ingestão do alimento. Na IL o causador é a lactose, o “açúcar do leite de vaca”, que, na ausência da ação da enzima lactase, não ocorre consequentemente a absorção dalactose, a qual se acumulará resultando em desconfortáveis reações. Sucintamente, essas duas condições são comumente confundidas por profissionais da área da saúde, por apresentarem semelhanças, como a origem proveniente do leite de vaca, mas se diferem quando comparadas detalhadamente.
Estudos realizados certificaram que o leite de vaca é introduzido precocemente na alimentação da maioria dascrianças antes dos noventa dias de idade. Contudo, o organismo do lactente não está preparado para a ingestão do leite de vaca, pois, embora seja o maior substituto do leite materno, as suas composições são metabolizadas de forma diferente,porque, além de ser de fácil absorção, o leite materno se constitui de menor teor calórico, maior quantidade de proteínas especiais (lactoferritina,imunoglobulinas, lisosima) que vão agir na prevenção de infecções gastrointestinais, respiratórias, urinárias e contra as doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e obesidade nos lactentes, protegendo ainda contra as alergias e intolerâncias alimentares para que haja uma melhor adaptação na ingestão de alimentos.
Duas patologias ligadas à amamentação são extremamente confundidas no momento dotratamento nutricional, podendo influenciar diretamente no estado nutricional. É neste contexto buscaremos diferenciar a alergia à proteína do leite de vaca (APLV) e a intolerância a lactose (IL). O diagnóstico deve ser preciso para que não ocorra tratamento nutricional errôneo

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE

As doenças alérgicas vêm sendo apresentadas como umacaracterística da herança poligênica, a qual é transmitida pelos genes dos pais, sendo assim responsável por 50-80% em crianças que apresentam histórico familiar positivo e cerca de 20% para aquelas que não possuem quadro clínico favorável em seus antecedentes.
A alergia é uma reação de hipersensibilidade iniciada por mecanismos imunológicos sendo mediada por anticorpos ou por células, desencadeandomecanismos de ação contra o antígeno causador, gerando sinais e sintomas após a ingestão do alimento. Neste caso em especial o agente causador é encontrado principalmente no leite e seus derivados. O agente responsável por toda essa reação são proteínas do leite de vaca, tais como a caseína, lactoglobulina, lactoalbumina, soroalbumina, imunoglobulinas. Embora sejam alimentos construtores e o organismotenha a capacidade de digeri-las, as proteínas do leite por vezes não são reconhecidas pelo sistema imune, provocando assim o desenvolvimento de alergias. Tal situação passa, então, a ser diagnosticada como alergia à proteína do leite de vaca, acarretando a necessidade de terapia.
As reações fisiológicas, normalmente ocasionadas pelo sistema imunológico, são ostentadas por um conjunto de células,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • alergia a proteina do leite
  • Alergia a proteina do leite de vaca
  • métodos diagnósticos da alergia a proteina do leite
  • Intolerancia a lactose
  • Intolerância a lactose
  • Intolerância a Lactose
  • intolerância a lactose
  • intolerancia a lactose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!