alelobiose

Páginas: 2 (297 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
Desenvolvimento
“As interações entre s seres ocorrem tanto entre membros da mesma espécie – intraespecífica – como entre membros de espécies distintas – interespecíficas. Tanto em um caso quantoem outro, estas relações podem ser divididas em harmônicas – quando os indivíduos envolvidos são beneficiados; desarmônicas – quando um dos indivíduos envolvidos é prejudicado; ou neutras – quandonenhum dos indivíduos envolvidos é beneficiado nem prejudicado. São elas: colônia, sociedade, competição mutualismo, protocooperação, parasitismo, comensalismo, inquilinismo, herbivorismo, amensalismo,predatismo, canibalismo.”
Durante nossa viagem, fiquem atentos nos ambientes que visitaremos, observe e anote as alelobioses que vocês visualizarem descrevendo cada uma delas – o tipo de interação,nome dos seres vivos envolvidos e em que (quais) situação (ões).
Respondendo a questão acima e após observarmos as alelobioses, identificamos algumas, como por exemplo:
A relação dos cupins com umaárvore, que encontramos na região do Poço Azul, onde a sociedade de cupins, uma colônia, classificada como relação harmônica intraespecífica se alimenta desta árvore, havendo assim o predatismo, já que oscupins se beneficiam dos nutrientes da planta, porém a prejudicam, deixando-a fraca, estabelecendo uma relação desarmônica interespecífica.

Outro exemplo foi o de competição, na mesma região doexemplo anterior, nesse caso duas espécies distintas de plantas, disputavam espaço e nutrientes, em uma relação desarmônica interespecífica.

Havia, também, o caso em que uma espécie de fungo atacouas folhas de uma planta, de certa forma ele se alimenta dela, produzindo algum tipo de toxina que está deixando-a doente, e que se não for cuidada pode morrer, dessa forma descobrindo mais um tipo derelação desarmônica interespecífica.

Já na região do hotel em que ficamos hospedados vimos um caso de fitoparasitismo onde, uma trepadeira se apoia e se alimenta dos nutrientes de uma árvore,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!