Aleitmento mterno

2165 palavras 9 páginas
ALEITAMENTO MATERNO

CONCEITO O Aleitamento Materno é o método ótimo de alimentação de recém nascidos e crianças pequenas, proporcionando um alimento natural, especialmente preparado (específico de espécie), com as características nutricionais que permitem crescimento e desenvolvimento saudáveis. O leite humano é um alimento com propriedades antiinfecciosas e imunológicas que conferem proteção para numerosas doenças. O aleitamento materno aumenta a saúde física e emocional da mulher e da criança e apresenta vantagens econômicas, ambientais e sociais.

PADRÕES DE ALEITAMENTO MATERNO

Aleitamento materno exclusivo(AME): A criança recebe leite materno de sua mãe, ou leite materno ordenhado, e não recebe outros líquidos ou sólidos com exceção de vitaminas, suplementos minerais ou medicamentos.

Aleitamento materno predominante (AMP): A fonte predominante de nutrição da criança é o leite materno. (Porém, a criança também pode receber água e bebidas à base de água )água açucarada e com sabores, infusões, chá, etc.); suco de frutas; solução de sais de hidratação oral (SRO); vitaminas, medicamentos em gotas ou xaropes, e líquidos cerimoniais (em quantidades limitadas).

Aleitamento materno complementado: Quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semi-sólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo. Nessa categoria a criança pode receber, além do leite materno, outro tipo de leite, mas este não é considerado alimento complementar.

Aleitamento materno misto ou parcial: Quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite.

VANTAGENS DO ALEITAMENTO MATERNO
VANTAGENS PARA O BEBÊ:

A amamentação supre todas as necessidades dos primeiros meses de vida, para o bebê crescer e se desenvolver sadio.

O leite materno é alimento completo por que: Contém vitaminas, minerais, gorduras, açúcares, proteínas, todos apropriados para o organismo do bebê; Possui muitas substâncias nutritivas e

Relacionados