ALEITAMENTO METERNO

3243 palavras 13 páginas
Sumário

Introdução
Desenvolvimento:
Anatomia da Mama
Fisiologia da Lactação
Composição do Leite Materno
Colostro
Principais componentes imunológicos do leite materno
Benefícios da Amamentação
Benefícios para o Bebê
Benefícios para a Mãe
Técnicas de Amamentação Como oferecer o seio ao bebê
Posições para Amamentar
Problemas mais comuns na Amamentação
Ingurgitamento mamário Fissura no mamilo
Mastite
Ducto bloqueado (mama empedrada ou ingurgitada) Conclusão

Introdução
O leite humano é muito mais do que um simples conjunto de nutrientes: pela sua complexidade biológica, é uma substância viva ativamente protetora e imunomoduladora. O resultado mais evidente é a menor morbimortalidade em crianças amamentadas ao seio em comparação com os alimentos artificialmente, com impacto particularmente dramático em comunidades pobres.
Porém, a decisão de amamentar é construída a partir das vivências da mãe e da relação com os conceitos e experiências de sua cultura e tradição, trazidos em atitudes e opiniões com relação à amamentação. O aleitamento materno também incentiva a ligação mãe- bebê.

Desenvolvimento
Anatomia da Mama
A mama, conhecida como seio ou peito, apresenta internamente um conjunto de 15 a 20 glândulas mamárias (parecidas com cachos de uva), dispostas ordenadamente em seu interior, de modo que o começo de cada conjunto de glândulas fica na altura do mamilo. Cada glândula bem pequena é unida a outras, e estas, a canais finos e curtos, que se ligam a uma bolsa ou depósito de leite. Este depósito de leite fica situado sob a região próxima à aréola, isto é, aquela parte mais escura em volta do bico do seio. Para evitar que o seio fique empedrado, deve-se usar sutiãs que dêem maior sustentação aos seios, para permitir que os canais do leite sejam mantidos retos.

Fisiologia da Lactação
O leite

Relacionados

  • TCC FINALIZADO
    2927 palavras | 12 páginas