aleitamento matreno

346 palavras 2 páginas
A criança que é amamentada recebe uma alimentação natural e completa, com benefícios importantes que o leite materno oferece, já que é adequado em proteínas, carboidratos, lipídios e sais minerais, e ainda permite uma digestão fácil, com menos problemas intestinais como diarreia ou constipação.
Além de beneficiar o bebê, a amamentação também beneficia a mãe, pois, através desse ato, além de se criar um vínculo afetivo entre mamãe e bebê, a mãe se sente mais segura, menos ansiosa, seu útero volta ao tamanho normal mais rapidamente, além de apresentar menos chances de desenvolver anemia, hemorragias, câncer de mama e ovário no pós-parto. A mamãe também estará menos propensa a sofrer com osteoporose e voltará ao peso normal muito mais rapidamente.
Os motivos para não amamentar geralmente são: a volta ao trabalho, a solidão para enfrentar dores e dificuldades, os temores, as crendices, as inseguranças, a preocupação estética, o desejo de voltar a tomar pílula etc. Existe também o medo que seu leite seja fraco e seu filho passe fome, a falta de informações e de estímulos para enfrentar as dificuldades.
É conveniente evitar o leite de vaca não modificado no primeiro ano de vida em razão do pobre teor e baixa disponibilidade de ferro, o que pode predispor à anemia, e pelo risco maior de desenvolvimento de alergia alimentar, distúrbios hidroeletrolíticos e predisposição futura para excesso de peso e suas complicações.
Estudo que investigou estratégias de ensino aprendizagem baseadas no lúdico para fixação de conceitos e disseminação de informações sobre aleitamento materno em escolares de ambos do ensino fundamental mostrou que as crianças são importante veiculo de propagação de informação na sua família e em todo o seu ciclo social .
E a escola por ser um ambiente institucionalizado do processo pedagógico, poderia contribuir na conscientização das crianças da importância da amamentação.

Relacionados