Alegraterapia

295 palavras 2 páginas
A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA DE SAÚDE DO TRABALHADOR

A Ergonomia pode ser aplicada em vários setores de uma empresa. Em todos eles é possível melhorar a eficiência, segurança e saúde do colaborador. Nos últimos anos, as empresas vêm se conscientizando cada vez mais sobre esse assunto.
Algumas empresas oferecem programas de ginástica laboral para seus funcionários. O objetivo da ginástica Laboral é promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas por meio de exercícios dirigidos. É importante praticas a ginástica laboral antes, durante e depois do expediente de trabalho.
Posturas erradas prejudicam o rendimento e a saúde do trabalhador, diminuindo sua autoestima. Para ter uma boa postura é necessário ter uma coluna ereta, braços e pernas a 90º, pés apoiados. Desta forma o trabalhador fará menos esforço e terá menos problemas posturais.
A postura adequada para pegar e carregar objetos é: ao abaixar-se para pegar o objeto flexionar os joelhos, levantar com as pernas e não com as costas, manter o objeto perto do seu corpo.
A utilização de equipamentos de proteção individual é importante para evitar acidentes, como quedas. Mas infelizmente, não são todas as pessoas que utilizam os equipamentos.

Na prática existem 3 tipos básicos de atividades da Ginástica Laboral:

Preparatória: realizada no início da jornada de trabalho, visando preparar as estruturas corporais para atividades laborais específicas. Compensatória (ou de pausa): realizada durante o expediente de trabalho com o propósito de instituir pausas programadas para compensar um eventual cansaço físico decorrente da exigência ininterrupta de certas estruturas corporais. Relaxamento: realizada no final do expediente de trabalho com objetivo de restabelecer o equilíbrio físico-mental das estruturas corporais.

Fontes: http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/videos/a-ergonomia-e-seus-beneficios

Relacionados