Aleatorio

Páginas: 7 (1682 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
I.C.H.
CURSO DE PSICOLOGIA

PSICOPATOLOGIA GERAL
...
PROF. EDUARDO BILBAO

EXERCICIO DE REVISÃO

TEXTO:
DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e Semiologia dos transtornos mentais. Cap. 24

1. Defina o Conceito: Transfundo das vivências psicopatológicas e sintomas emergentes
Transfundo é o local onde acontecerá o sintoma patológico (nem sempre o local éfísico) e os sintomas emergentes são as vivências pontuais: fala estereotipada, atos falhos, comportamentos estranhos. *É como se fosse um cenário, onde este seria o transfundo das vivências psicopatológicas e os atores os sintomas emergentes. Sintomas (ato falho, falas estereotipadas) que colocadas neste palco (transfundo – local) acontece a cena patológica que interpretaremos.
Transfundo dasvivências psicopatológicas = cenário, palco, onde ocorre a vivencia psicopatológica, os locais, grupos e formas de se relacionar. Vivencia que vai se manifestar por sinais e sintomas.
Sinais e sintomas emergentes = vivências pontuais, falas esteriotipadas, atos falhos, comportamentos estranhos, que colocada nesse palco acontece a cena psicopatológica que precisamos interpretar.
2. Diferencie os 2tipos básicos de Transfundo:
Estável: personalidade e inteligência com capacidade cognitiva preservada, se a pessoa é inteligente, os delírios serão mais ricos, mais elaborados, aqueles com inteligência reduzida terão delírios sem detalhes, superficiais. Assim também com a personalidade, se o individuo for calmo, vai querer se esconder, ficar dentro de casa, se o individuo for explosivo, vai querersair, matar todo mundo, etc.
Transfundo momentâneos são os sintomas que acompanham o humor momentâneo da pessoa, se está eufórico ou contido.
Transfundo estável – a personalidade e a inteligência - (com a capacidade cognitiva preservada, as vezes a pessoa chega com hipóteses do que ele acha que está, nesse caso os delírios estão diretamente ligados com a capacidade cognitiva, são mais ricos,mais elaborados). Ex: pessoa passiva, calma.
Transfundo mutável – nivel de consciência, humor ou estado afetivo. Depende do estado de humor do paciente no momento de atendimento
3. Diferencie Fator patogenético, Fator patoplástico e Fator psicoplástico
Patogenicos: Sintomas típicos que caracterizam um transtorno mental de base, o desanimo por exemplo é um sintoma que caracteriza o transtornomental de base da depressão.
Fator patogenético= desanimo (forma) / nesse caso o transtorno mental de base seria a depressão ** no caso apresentado em sala a tentativa de suicídio pode ser uma forma, um -sinal, uma mensagem encoberta, o que a pessoa está querendo dizer?
Patoplastico: Fator prévio dos patológicos como o individuo era ANTES da patologia, suas características e personalidade antesda doença.
Fator patoplástico – utilizar conceito do pré-morbido. Fatores externos e prévios ao patológico, características da personalidade antes (forma como lidou com frustrações, desejos, forma de relacionar-se com os outros, formas de comportamento – ex pai e mãe fumantes compulsivos, filha tbem é, e o filho + novo também começa a ser, existe uma predisposição genética para adquirir essadependência química – se analisar o jovem temos que pensar que essa família o levou-colaborou para essa dependência) ** no caso apresentado em sala o fator patoplástico => vítima de maus tratos na infância.
Psicoplástico: Como o individuo ficou após a manifestação da doença, a reação posterior.
Fator psicoplástico – fator que tem a ver com a reação posterior da doença. Formas e sentidos queo sujeito construiu para encontrar uma explicação para o sofrimento (conteúdo –começa a construção dos sentidos da sua vivência desde início da sua doença, relacionados ao transtorno de base, que foram sendo construídos – ex. sensação de inutilidade, de fracasso – isso se formou após a instalação do quadro) ** no caso apresentado em sala: falta de sentido na vida.

4. Defina surto, reação,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aleatório
  • Aleatório
  • Aleatório
  • Aleatório
  • Aleatorio
  • aleatorios
  • Aleatorios
  • aleatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!