Aldeidos DONA ROSA impr

1444 palavras 6 páginas
1.Introdução
O presente trabalho da cadeira de Química Orgânica que apresentamos tem como tema “Aldeidos” que são compostos orgânicos que contem o grupo carbonilo ligado pelo menos a um átomo de hidrogénio e o seu grupo funcional encontra-se na extremidade da cadeia carbonada. Este processar˗se˗á fundamentalmente nos aspectos mais profundos.
Porém, para melhor compreensão do presente trabalho, este será subsidiado por seguintes subtemas inerentes aos aldeídos: conceito, fórmula geral, classificação, nomenclatura, propriedades (físicas e químicas), métodos de obtenção, compostos dos aldeídos (Aldeídos fórmico e acético).
Com esses subtemas acima referidos‚ procuramos no máximo trazer informações pertinentes que naturalmente ajude a todo e qualquer um a perceber assuntos relacionados com aldeídos. Portanto o principal objectivo deste tema‚ consiste em conhecer a sua aplicabilidade nas indústrias e na comunidade e geral.

2.Aldeídos
Segundo CAREY (2011:15): Aldeídos são compostos orgânicos que possuem o grupo funcional chamado carbonila (-C-H ou -CHO) ligado ao radical hidrocarboneto.
Ex.: CH3-CHO – etanal
Os aldeídos obedecem a seguinte fórmula geral: R-CHO ou Ar-CHO
Onde: R- radical alquila e Ar – é um radical arila
A diferença que existe entre os aldeídos e cetona é que os aldeídos, o carbonilo esta entre o radical e o hidrogénio enquanto, nas cetonas o carbonila esta situado entre radicais alquilas ou arilas.

2.1.Classificação dos aldeídos
Os aldeídos são classificados de acordo com:
2.1.1. Número de grupos funcionais
Monoaldeido: aqueles que apresentam um –CHO na sua molécula.
Ex.: H-CHO – Metanal CH3-CH2-CHO – Propanal 4CH3-3CH-2CH2-1CHO – 3 metil butanal CH3
Dialdeído: aqueles que apresentam dois grupos –CHO na sua composição
Ex.: CHO-CHO –Etanodial ou aldeído oxálico ou oxalaldeido CHO-CH2-CHO – Propanodial CHO-CH2-CH-CHO – 2 metil

Relacionados