Alcoolismo na construção civil

Páginas: 28 (6939 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2011
OBJETIVO

Tema:

Alcoolismo na construção civil

Delimitação do Tema:

A relação dos profissionais da construção civil como alcoolismo.

Objetivo Geral

O objetivo geral desta pesquisa é uma analise dos problemas causados pelo uso de álcool na construção civil.

Objetivos Específicos:

O objetivo específico consiste em demonstrar como meios externos influenciam nadependência alcoólica.

JUSTIFICATIVA

A pesquisa tem como finalidade demonstrar a questão do alcoolismo a fim de preparar os profissionais da construção civil, para trabalhar com este problema quando com ele depararem-se, já que este tema é muito pertinente em nossa realidade social, onde um grande número de trabalhadores é submetido a más condições de trabalho, baixo salários,instabilidade no emprego, e atividades de manuseio e movimentação de cargas. Isto somado, a uma insatisfação geral por parte destes, que habitualmente são responsabilizados pela baixa qualidade da produção e perdas (desperdícios de material) no trabalho.

OBJETO

Problema:

Hipótese:

METODOLOGIA

Método
Estudaram-se nesta pesquisa importantes fenômenos contemporâneos que se encontraminter-relacionados em várias situações da vida em sociedade.
O quadro metodológico utilizou-se da combinação de diferentes técnicas de pesquisa visando maior clareza de resultados e proposição de caminhos para futuras reflexões.
O modo como se buscou atingir os objetivos propostos por este estudo está aqui descrito em partes. Inicialmente são descritos os participantes, o delineamento dapesquisa, as técnicas de pesquisa empregadas, os procedimentos de entrevista e análise dos dados.

Os participantes
A amostra intencional foi composta por indivíduos cujo critério de seleção correspondia ao objetivo da pesquisa. Assim, foram entrevistados 17 indivíduos e o critério de abordagem dos sujeitos foi aleatório.

Delineamento da pesquisa
Com relação ao tipo de pesquisa, o trabalhofoi desenvolvido por meio da combinação de pesquisa bibliográfica, documental e de campo.
Com relação à especificação do método da pesquisa em ciências sociais, ressalta:
Os métodos específicos têm por objetivo proporcionar ao investigador os meios técnicos para garantir a objetividade e a precisão no estudo dos fatos sociais [...] visam fornecer a orientação necessária à realização da pesquisasocial, sobretudo, no referente à obtenção de dados pertinentes à problemática que está sendo investigada.
Ainda assim, o autor defende que, mesmo identificando vários métodos específicos no campo das investigações em ciências sociais, nem sempre um único método será adotado, pois, em muitos casos, dois ou mais métodos podem ser combinados, “Isto porque os métodos específicos de que dispõemas Ciências Sociais nem sempre são suficientes para orientar todos os procedimentos a serem desenvolvidos ao longo da investigação”.
Diante do exposto, optou-se pela combinação entre pesquisa qualitativa com dados quantitativos e inclusão de análise estatística.

Técnicas de pesquisa
Foi realizada a análise textual, análise interpretativa e análise crítica de todos os textosselecionados para a composição do referencial bibliográfico.
Ainda como técnicas de pesquisa foram realizadas entrevistas com perguntas fechadas junto aos profissionais da construção civil no seu âmbito de trabalho. Esse roteiro de entrevista continha inicialmente questões que possibilitavam conhecer a vinculação religiosa e grau de instrução do torcedor, além de estado civil, vínculo familiar e deemprego, não somente do entrevistado, como também do chefe da família à qual este pertencia, quando não era ele próprio.
Para avaliar o envolvimento com o uso de álcool, foi incorporado ao instrumento de investigação o AUDIT, teste para identificação de problemas relacionados ao uso de álcool. O
AUDIT é um teste desenvolvido pela OMS e adaptado ao Brasil por Mendez (1999) como método simples...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alcoolismo e tabagismo na construção civil
  • Alcoolismo na construção civil
  • Alcoolismo na construção civil
  • Construção civil
  • Construção civil
  • Construção Civíl
  • Construção civil
  • Construçao Civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!