Alcool e as drogas

Páginas: 4 (931 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2011
1 – Introdução
Pretendo explicar nesse trabalho à participação do alcoólico a sociedade. O trabalho abordará os efeitos do álcool no corpo humano caracterizando o que vem a ser conhecido comodependência química. Mostrando as formas de tratamento utilizadas atualmente para que o dependente se torne livre do consumo do álcool.
Entendo que o alcoolismo é uma intoxicação aguda ou crônicaprovocada pelo consumo excessivo e prolongado do álcool. Sendo o vicio de ingestão excessiva e regular de bebidas alcoólicas, seguida de todas as consequências decorrentes. É uma doença progressiva,incurável e fatal se o alcoolista não parar de beber. Caracterizada por compulsão, perda de controle, dependência física e tolerância. Podendo promover doenças físicas, loucura ou morte prematura,fazendo que o alcoólico se envolva em situações desagradáveis como: desestruturação familiar, desemprego, solidão, crime e marginalidade, pois não se trata apenas de uma doença sem prejuízo social.

2. OProblema
  De acordo com o levantamento domiciliar sobre o uso de drogas, a dependência de álcool chega de 10% a 12% da população mundial e 11,2% dos brasileiros que vivem nas 107 maiorescidades do país. É responsável por cerca de 60% dos acidentes de transito e aparece em 70% dos laudos cadavéricos das mortes violentas.
A incidência de alcoolismo é maior entre os homens do que entreas mulheres. Segundo o levantamento realizado pelo grupo interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (GREC), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo, cerca de 15% dapopulação brasileira é alcoólica. Outros dados relacionados ao alcoolismo são reportados a seguir.

- o alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo.
- no Brasil, 90% dasinternações em hospitais psiquiátricos por dependência de drogas, acontecem devido ao álcool.
- um, entre dez usuários de álcool, se torna dependente da droga .

3. Efeitos do Álcool e do Alcoolismo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • drogas
  • Alcool e drogas
  • Alcool e drogas
  • alcool e drogas
  • Álcool e Drogas
  • Alcool e drogas
  • Alcool e Drogas
  • Álcool e Drogas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!