Alcolismo na familia:projecto

2856 palavras 12 páginas
CAPÍTULO 1INTRODUÇÃO
Este projecto tem o objectivo de analisar o impacto social para a vida de crianças e adolescentes que convivem com o problema do alcoolismo na família. Busca uma reflexão sobre o alcoolismo e seus impactos psicossociais em crianças e adolescentes que convivem com essa doença na família, demonstrando as principais formas que o alcoolismo pode afectar a vida dos indivíduos no que diz respeito às suas relações familiares.
Não é mais segredo que o álcool tornou-se um grande problema de saúde pública não só local como também mundial. A magnitude do problema do uso indevido de álcool, verificada nas últimas décadas, ganhou proporções tão graves que hoje é uma questão de saúde pública no país. Além disso, este contexto também é reflectido nos demais segmentos da sociedade por sua relação comprovada com os agravos sociais, tais como: acidentes de trânsito e de trabalho, violência domiciliar, crescimento da criminalidade, conflitos interpessoais e familiares, transtornos mentais, tentativas e homicídios consumados, entre outros.
Deste modo, pretendo transformar a simples visão do alcoolismo como problema social, na visão do alcoolismo enquanto problema psicológico e sociológico de maneira a que esta investigação contribua para a detecção da (s) forma (s) como esta doença influencia, ou não, a vivência familiar dos sujeitos abordando as suas principais causas e consequências, procurando assim, desmistificar esta doença. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com levantamento de dados em artigos, livros, citações e sites da internet sobre o tema.
PROBLEMATIZAÇÃOO alcoolismo é muitas vezes tratado como um problema individual, porém esquece-se da família e da saúde da família. Os filhos raramente são mencionados, a não ser em rápida anamnese feita pelo profissional da saúde ou quando descobre-se conflitos que os envolvem fazendo-se assim rápida correlação com a dinâmica familiar existente entre o alcoolista e seu filhos e o que poderia ser feito

Relacionados