Alcogênios e calcogênios

734 palavras 3 páginas
Calcogênio
São elementos que apresentam seus elétrons na última camada,localizados nos subleveis S e P.
O oxigênio e o enxofre são os elementos mais importantes dessa família.O oxigênio entra na formação dos óxidos e ácidos,é absorvido pelos animais e liberado pelas plantas.
O enxofre foi um dos elementos estudados pelos alquimistas, entra na formação do ácido sulfúrico e é utilizado na fabricação de fósforos e adubos químicos.
O selênio nessa família,é um semi-metal que apresenta comportamento de metal e não-metal.É usado na eletrônica,em câmaras de televisão e fotômetros(aparelhos usados para medir a intensidade da luz.)
O telúrio apresenta características metálicas.Essa característica aumenta na família 6ª de cima para baixo,apesar de esse elemento ser um semi-metal.
O polônio deriva do nome Polônia,país de origem de um de seus descobridores.É um semi-metal como o Telúrio e é usado como fonte de obtenção de partículas(2P+2n).

Calcogênio é qualquer elemento químico do grupo da Tabela Periódica 16 (6A). Juntos compõem a série química de mesmo nome.
Grupo 16 (6A) - Grupo dos Calcogênios. O nome vem do grego "Khalkos", que significa cobre, e "genos", uma família de origem nobre, assim "calcogênio" significa “originário do cobre” ou "que vem do cobre". Todos os elementos deste grupo são não-metais e o polônio é o único deles que é radioativo. Eles são caracterizados pela configuração electrônica ns2 np4 da sua camada de valência(tendo assim, 6 elétrons nessa camada); formam compostos com metais e com hidrogênio quando o número de oxidação é -2. Os números de oxidação +2, +4 e +6 ocorrem quando os elementos do grupo formam compostos com outros elementos do seu próprio grupo, ou com os elementos do grupo 17 (7A), os halogênios. Este grupo é formado por: Oxigênio (O), Enxofre (S), Selênio (Se), Telúrio (Te), Polônio (Po), Ununhexium (Uuh).

Halogênios

O grupo dos halogênios (do grego: formador de sais) corresponde ao 7A das tabelas periódicas mais

Relacionados