Alcanos

Páginas: 5 (1105 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

Guerra do Vietnã

A Guerra do Vietnã foi um conflito no sudeste da Ásia que durou vários anos. Foi uma guerra ideológica, uma das mais violenta depois da Segunda Guerra Mundial. Começou em 1954, depois de o Vietnã ter sido dividido em duas partes, o Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul. O Vietnã do Norte queria reunificar o país sob o comunismo, que era o sistema político e econômico que tinhaadotado. O Vietnã do Sul, sob influência americana, lutou para impedir que isso acontecesse. Os Estados Unidos decidiram entrar na guerra para ajudar o Vietnã do Sul, mas o Vietnã do Norte saiu vitorioso em 1975. Pouco depois, o Vietnã se tornou um país unificado novamente, e comunista.
A Guerra do Vietnã teve um custo enorme em vidas humanas. Mais de 1,3 milhão de soldados vietnamitas e cerca de58 mil soldados dos EUA foram mortos, além de 2 milhões de civis (pessoas que não combateram na guerra).

Antecedentes

O Vietnã já tinha passado por muitos problemas antes da guerra. No início do século XX, o país era dominado pela França. O Japãotomou posse da colônia francesa em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, e a manteve sob seu controle até 1945. Então, um grupo revolucionáriovietnamita chamado Viet Minh (Liga Vietnamita), comandado pelo líder Ho Chi Minh, ocupou Hanói, a capital do país, e declarou a independência do Vietnã.
Mas os franceses não queriam abrir mão do domínio sobre o país. Os dois lados travaram uma guerra que durou oito anos, conhecida como Guerra da Indochina. Em 1954, o Viet Minh, sob o comando de Vo Nguyen Giap, derrotou os franceses.
Em Genebra, naSuíça, houve uma reunião da qual participaram a França e o Viet Minh, para negociar o desdobramento da questão. Os Estados Unidos, a União Soviética e vários outros países também participaram do encontro. O resultado foi a divisão do Vietnã em dois países, o Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul. O Viet Minh ficou com o controle do Vietnã do Norte, sob a presidência do comunista Ho Chi Minh. Ocontrole do Vietnã do Sul ficou com o imperador Bao Dai, na verdade submisso aos franceses. O acordo previa eleições livres em 1956 no Vietnã do Sul, para decidir sobre a união dos dois Vietnãs.
Guerra civil
Em substituição a Bao Dai, Ngo Dihn Diem assumiu o governo no Vietnã do Sul, implantando um regime ditatorial. Ele não realizou as eleições programadas e proclamou a independência do Vietnã doSul. Também obteve o apoio dos Estados Unidos, pois havia a certeza de que a população votaria a favor da união com o Vietnã do Norte, comunista. Em 1960, nacionalistas e comunistas do Vietnã do Sul formaram a Frente de Libertação Nacional, mais conhecida como Vietcong, e começaram a combater o governo de Ngo Dinh Diem, bem como a influência americana. Os vietcongues se escondiam durante o dia eatacavam à noite. Era uma guerra de guerrilhas, diferente da que os americanos estavam acostumados a enfrentar.
Os Estados Unidos apoiaram Diem primeiro com conselheiros militares e armamentos, e depois, a partir de 1963, com soldados. Os Estados Unidos apoiavam Diem porque eram contra o comunismo.
Enquanto isso, Diem perdia sua base de apoio entre a população sul-vietnamita. Uma razão disso era otratamento intransigente que dava aos seguidores da religiãobudista. A maioria dos vietnamitas era budista, mas Diem era católico. Ele prendeu e matou centenas de budistas, e mais e mais pessoas se voltaram contra ele. Em 1963, integrantes do exército sul-vietnamita assassinaram Diem, e um grupo de oficiais do exército assumiu o governo.
Chegam mais tropas americanas
Os Estados Unidos foram seenvolvendo cada vez mais na vida do Vietnã do Sul. O Congresso dos EUA autorizou o presidente Lyndon B. Johnson a ampliar a participação dos Estados Unidos na guerra, após o que teria sido um ataque vietnamita a um navio de guerra dos EUA em águas do golfo de Tonkin, em 1964.
Em 1968, os Estados Unidos já tinham mais de 500 mil soldados no Vietnã. Unidades militares pequenas da Coreia do Sul, da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alcanos
  • Alcanos
  • Alcanos
  • Alcanos
  • Alcanos
  • alcanos
  • Alcanos
  • Alcano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!