Alcalinidade

Páginas: 6 (1268 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
Centro de Formação Profissional Américo Renê Giannetti




Alcalinidade


Elaboração:
Fabiana Karina
Larissa Gabriela
Micaelle Kimberly
Paloma Alves
Thaís da Silva


Belo Horizonte, 29 de Julho de 2013
Introdução
A alcalinidade de uma água, pode ser definida pela capacidade de neutralizar um ácido forte, até um determinado pH.
Nas águas, existem impurezas encontradas quetem a capacidade de reagirem com ácidos, podendo neutralizar uma determinada quantidade desses reagentes. Sendo essas impurezas, as responsáveis por dar característica de alcalinidade as águas.
Para que seja realizada a medição da alcalinidade em laboratório, utiliza-se o ácido sulfúrico. A alcalinidade dá-se principalmente devido a presença de bicarbonatos (HCO-3), carbonatos (CO3-2) e hidróxidos(OH-).
Hidróxido de cálcio ou de magnésio, carbonatos de cálcio ou de magnésio, bicarbonatos de cálcio ou de magnésio – bicarbonatos de sódio ou de potássio, são os compostos mais comuns. Até mesmo as águas com pH inferior a 7,0(5,5por exemplo), podem, e em geral, apresentam alcalinidade, pois normalmente possuem bicarbonatos.
Na prática realizada, a determinação da alcalinidade e verificação desua forma, se faz com ácido sulfúrico.
É preciso ressaltar que, valores muito elevados de alcalinidade, podem ser indesejáveis em uma água a ser utilizada para fins industriais, uma vez que podem ocasionar problemas de formação de depósitos e corrosão, de acordo com a utilização desta água.
É de extrema importância, lembrarmos que a dureza de uma água é a soma das concentrações de cálcio emagnésio, expressas em termos de carbonato de cálcio, em miligramas por litro, sabendo que os bicarbonatos de cálcio e de magnésio, também são responsáveis pela alcalinidade.
Uma água que possui alta alcalinidade, apresenta valores acima de 2000mg/L de CaCO3; já uma água que possui baixa alcalinidade, apresenta valores abaixo de 20mg/L. É importante também, o conhecimento das concentrações deste íon,pois assim, é possível fazer a definição de dosagens de agentes floculantes, fornecendo informações sobre as características corrosivas ou incrustantes da água analisada.
O grau de acidez ou alcalinidade, é medido utilizando uma escala pH(potencial de hidrogênio), que varia de 0(muito ácido) a 14(muito alcalina), localizado no centro(7) de valor neutro. Isto é, entre 0 e 7 tem valores de acidez,e de 7 a 14 de alcalinidade. Isto não quer dizer que é ruim ácido e alcalina boa”, uma vez que ambos são necessários e complementares nas reações químicas.
Portanto, a alcalinidade total de uma água é dada pelo somatório das diferentes formas de alcalinidade existentes, ou seja, é a concentração de hidróxidos, carbonatos e bicarbonatos, expressa em termos de Carbonato de Cálcio, podendo se dizerque a alcalinidade é basicamente o fator que mede a capacidade da água em neutralizar os ácidos. A medida da alcalinidade é de fundamental importância durante o processo de tratamento de água, pois é em função do seu teor que se estabelece a dosagem dos produtos químicos utilizados.
Normalmente as águas superficiais possuem alcalinidade natural em concentração suficiente para reagir com osulfato de alumínio nos processos de tratamento. Quando a alcalinidade é muito baixa ou inexistente, há a necessidade de se provocar uma alcalinidade artificial com aplicação de substâncias alcalinas, tal como cal hidratada ou Barrilha (carbonato de sódio) para que o objetivo seja alcançado. Quando a alcalinidade é muito elevada, procede-se ao contrário, acidificando-se a água até que se obtenha um teorde alcalinidade suficiente para reagir com o sulfato de alumínio, ou outro produto utilizado no tratamento de água.





Objetivo
Fazer a determinação de Alcalinidade - Acidez, em água e efluentes.

















Materiais e Reagentes
Carbonato de Sódio (Na2CO3);
Ácido Sulfúrico (H2SO4);
Água destilada;
Balança Analítica;
Pipeta volumétrica;
Balão volumétrico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alcalinidade
  • Alcalinidade
  • alcalinidade
  • Alcalinidade
  • alcalinidade
  • Alcalinidade
  • Alcalinidade
  • Alcalinidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!