Alcali-Agregado

Páginas: 11 (2602 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
1 INTRODUÇÃO
A reação álcali-agregado (RAA) é um fenômeno que ocorre no concreto endurecido e que se desenvolve devido à combinação de três agentes: álcalis do cimento, agregado reativo ou potencialmente reativo e a presença constante de umidade. Essa combinação causa danos de grandes proporções e às vezes irreversíveis, geralmente, em obras de grande volume de concreto, tais como barragens,blocos de fundação, pavimentação de estradas, aeroportos, cais e pontes
2 A REAÇÃO E OS SEUS TIPOS.
A RAA é uma reação química que se processa, numa argamassa ou concreto, entre os íons hidroxilas (OH-) associados aos álcalis óxido de sódio (NA2O) e óxido de potássio (K2O), provenientes do cimento ou de outras fontes, e certos tipos de agregado (FIGUERÔA & ANDRADE, 2008). A reaçãoálcali-agregado é um fenômeno químico que ocorre em determinados minerais potencialmente reativos existentes nos agregados, á presença dos álcalis dos cimentos e a presença de umidade. Em resumo, entende-se por reação álcali-agregado o processo de deterioração do concreto endurecido, provocando assim a formação do gel expansivo (exceto para a reação álcali carbonato) a partir de reação química que ocorre emalguns tipos de agregados reativos ou potencialmente reativos, quando em contato com os álcalis existentes no cimento Portland, Óxido de Sódio(Na2O) e Óxidos de Potássio(K2O). A proporção da degradação depende da quantidade de álcalis disperso no cimento.
O mecanismo das reações começa por um processo físico, em seguida o processo químico, onde ocorrem diversas reações. Tais processos podem terdiferentes ramos direcionais, a depender das condições favoráveis, como por exemplo: a existência de uma quantidade mínima de álcalis, a presença de água interna e/ou externa bem como a existência de um agregado reativo. Ainda fatores ambientais que podem influir cineticamente no processamento da reação ao longo do tempo. Avaliando-se a grandiosidade das forças devido às expansões provocadas pelogel higroscópico, causam deformações que vão de diminuição da resistência e fissurações até a destruição total das estruturas afetadas pelas reações (FIGUERÔA & ANDRADE, 2007).
2.1 Tipos de reação álcali-agregado
As reações podem ser classificadas em três tipos:
Reação álcali-sílica
Reação álcali-silicato
Reação álcali-carbonato
É de fundamental importância conhecer ascaracterísticas dos agregados, com isso, saberá qual o tipo de reação que afetou a estrutura. Para descrever com maior facilidade todo o processo das reações álcali-agregado, é necessário o entendimento das propriedades químicas e físicas dos agregados.
2.1.1 Reação álcali-sílica
A reação álcali-sílica é um tipo de reação que ocorre quando a dissolução dos hidróxidos dos álcalis com a sílica amorfa,presentes em agregados como: opala, calcedônia, cristobalita, tridimita, certos tipos de vidros naturais (vulcânicos) e artificiais, e o quartzo microcristalino/criptocristalino deformado. Em suma, esse tipo de reação ocorre quando a sílica ativa é envolvida pelo hidróxido de cálcio dissolvido a partir dos álcalis dos cimentos Portland, atacando os pontos mais fracos, poros ou superfície dos agregados.Segundo Barbosa e Pires Sobrinho (1997), as propriedades da sílica estão diretamente relacionadas ao grau de subdivisões ou imperfeições na estrutura cristalina passando a assumir um papel importante a superfície específica. Tendo a sílica uma superfície específica baixa, devido à subdivisão da partícula, os ácidos não são perceptíveis, aumentando a fixação do número de moléculas d’água.Consequentemente aumenta o número de íons de hidrogênio livres e a reatividade do material.
2.1.2 Reação álcali-silicato
A reação álcali-silicato acontece por um processo semelhante ao da reação álcali sílica, com a diferença de se processar mais lentamente devido ao fato de os minerais reativos estarem mais disseminados na matriz e à presença de quartzo deformado (FIGUERÔA & ANDRADE, 2007). É...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Álcali-Agregado
  • Reação álcali-agregado
  • Reações alcali agregado
  • Engenharia civil
  • REAÇÕES ALCALI AGREGADOS
  • Reação álcali-agregado
  • Eflorescência e reação alcáli-agregado
  • Resumo de reação álcali-agregado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!