Alcadienos

Páginas: 3 (575 palavras) Publicado: 20 de maio de 2013
Propriedades físicas

Alcanos:

Com relação ao estado físico dos alcanos normais, pode-se dizer que os quatro primeiros itens da série são gases emtemperatura ambiente. Os de cinco átomos decarbono até os de 16 átomos de carbono são líquidos. E dos de 17 átomos de carbono em diante são todos sólidos, conforme o quadro abaixo:

C1 a C4.............gases
C5 a C16...........líquidos
C17 aCn............sólidos
Com relação ao ponto de fusão do composto, pode-se dizer que este aumenta na medida em que aumenta o tamanho da cadeia. Quanto ao ponto de ebulição, pode-se dizer que este tambémé diretamente proporcional ao tamanho da cadeia carbônica. É importante observar que a cadeia ramificada apresenta influência nas propriedades físicas dos alcanos. Assim, nos alcanos isômeros (demesma fórmula molecular e, assim, mesmo número de átomos de carbono), aqueles de cadeia normal apresentam maior temperatura de ebulição do que os de cadeia ramificada, quando se considera o mesmo númerode átomos de carbono (ex. pentano PE =36°C, 2-metil-butano PE =28°C).
Com relação à solubilidade, importante propriedade física, os alcanos são substâncias praticamente apolares, ou seja, apresentamalta simetria, daí serem quase sempre insolúveis em água e também em outros solventes fortemente polares. Entretanto, eles são solúveis em solventes de natureza apolar, como o tetracloreto de carbono(CCl4), ou o sulfeto de carbono, CS2).
Com relação à densidade, pode-se dizer que todos os alcanos são menos densos do que a água, ou seja, possuem densidade menor do que 1g/ml.
Quanto à cor, osalcanos são todos incolores e, quanto ao cheiro e sabor, os alcanos gasosos e sólidos são inodoros e insípidos, já os líquidos apresentam cheiro característico (gasolina e querosene, por exemplo).Alcenos:

Propriedades físicas dos alcenos:
- muito próximas aos respectivos alcanos; 
- até 5 carbonos: gases à temperatura ambiente; 
- entre 5 e 17 carbonos: líquidos; 
- acima de 17 carbonos:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alcadienos
  • Alcadienos
  • Alcadienos
  • Alcadienos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!