ALCA1

576 palavras 3 páginas
ALCA
E
SUAS
CARACTERÍSTICAS

O que é
Alca?

Criado pelos Estados Unidos, a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) foi um acordo proposto aos países latino-americanos com o propósito de eliminar todas as barreiras comerciais e incentivar o livre comércio nas Américas melhorando a importação e a exportação de produtos. Todos os países da américa fariam parte desse grupo, (exceto Cuba, que não faz parte do acordo por causa do bloqueio econômico imposto pelos EUA) ao todo são 34 países . A Alca está prevista para ser um grande bloco econômico juntamente com a NAFTA e o Mercosul.
A formação de um bloco econômico de livre comércio nas Américas, tem por objetivo eliminar, paulatinamente (aos poucos), as barreiras alfandegárias entre os países.
Em

função

do

bloqueio

econômico

que

sofre,

imposto

pelos Estados

Unidos, Cuba não faz parte deste acordo. O projeto de formação da Alca está parado desde novembro de 2005, quando ocorreu a última Cúpula das Américas.

Países Membros
Os países Membros da Alca são: Antígua e Barbuda, Argentina ,Bahamas Barbados, Belize ,
Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa
Rica, Dominica, El Salvador, Equador, Estados
Unidos, Granada, Guatemala Guiana, Haiti,
Honduras,
Jamaica,
México,
Nicarágua,
Panamá , Paraguai, Peru, República Dominicana,
Santa Lucia, São Vicente, e as Gradines, St. Kitts e Nevis, Suriname, Trinidade e Tobago , Uruguai e Venezuela.

Pontos Positivos
O principal benefício da ALCA será a redução das tarifas alfandegárias que facilitará o livre comércio de mercadorias e integrar os países membros .
Mas com essa redução juntamente haverá uma falta de competitividade entre os produtos altamente tecnológicos e industrializados dos países desenvolvidos (Eua e Canadá para os outros e isso apenas beneficiará as indústrias desses países que poderão vender seus produtos sem concorrência trazendo grandes lucros as grandes corporações norte-americanas.

Pontos Negativos
1. A Alca vai concentrar mais renda e

Relacionados

  • Mudanças Política
    8302 palavras | 34 páginas
  • MUDANCAS NO MERCADO DE TRABALHO
    19039 palavras | 77 páginas