Alberto Granado Jim Nez

337 palavras 2 páginas
Alberto Granado nasceu na Córdoba em 8 de agosto de 1922 foi fundador da Escola de Medicina de Santiago de Cuba e escritor, era filho de um imigrante espanhol que trabalhava como condutor de trem.

Foi o companheiro de Che Guevara uma viagem pela América Latina em 1952. Percorreram 10 mil quilômetros a bordo de uma antiga motocicleta inglesa de Alberto batizada de "La Poderosa II".

Nessa época, Alberto era um jovem bioquímico de 29 anos, amante das farras, literatura e medicina. Seu apelido era "Petiso" (Baixinho) porque tinha menos de 1,52 de altura.

Adorava dançar, beber vinhos, organizar times de futebol e de rúgbi e escrever para um jornal. Para ele, o mais importante era ter uma família, conhecer o mundo e fazer pesquisa em sua área médica. Sonhava ser um pesquisador.

A ideia de viajar pelo continente sul-americano partiu de Alberto. Há anos ele sonhava com a viagem, mas até então não tinha tomado nenhuma iniciativa. No entanto, com quase 30 anos de idade, Alberto convidou Ernesto para a aventura.
Que os toca muito

*Eles viveram experiências cruciais, ao longo do percurso também perceberam outras realidades revoltantes e injustas, e que os toca muito. Quando chegam a Machu Picchu e são voluntários numa colônia de leprosos, lá eles veem de perto a segregação que há entre saudáveis e doentes, não concordavam com essa divisão e tanto Che Guevara quanto Alberto Granado conviveram com os doentes sem qualquer tipo de discriminação e orgulho.

Ernesto e Alberto partiram na viagem na América do Sul em busca de basicamente nada, eles só querem viajar e conhecer os lugares que só conhecem pelos livros. E o que encontram nos lugares onde chegam é uma realidade que não conheciam, que os mudam completamente

Depois dessa incrível aventura os dois se separam, alberto viu o amigo só depois de 8 anos. Ele realizou se sonho de ter uma família, conseguiu fundar uma escola de medicina e foi sempre leal ao seu amigo Che.
Faleceu em 5 de março de 2011.1

Relacionados

  • História do cinema mundial
    154591 palavras | 619 páginas
  • Cores
    156274 palavras | 626 páginas