alavancas

Páginas: 3 (592 palavras) Publicado: 3 de junho de 2014



TIPOS DE ALAVANCAS E SUAS ARTICULAÇÕES CORRESPONDENTES

Citação: “Dê-me um lugar para me firmar e um ponto de apoio para minha alavanca que eu deslocarei a Terra” (Arquimedes, cientistagrego).

O que é alavanca? É uma barra que pode girar em torno de um ponto de apoio.
As alavancas podem ser divididas em 3 classes:
As de primeira classe (alavancas interfixas), o ponto de apoio estáentre o ponto de aplicação da força de ação e o da força de resistência.
As de segunda classe (alavancas inter-resistentes), o ponto de aplicação da força de resistência está entre o da força de açãoe o ponto de apoio.
As de terceira classe (alavancas interpotentes), a força de ação está aplicada entre a de resistência e o ponto de apoio. Sua vantagem é a extensão do movimento.
Uma alavancaestá em equilíbrio quando o torque total ao lado esquerdo for igual ao torque total do lado direito.
Para que o sangue consiga alcançar todo o organismo, o movimento das articulações do esqueleto temseus limites: as partes móveis podem girar no máximo 160 graus. Assim, seus movimentos se realizam de acordo com o princípio de funcionamento da alavanca.
Os braços são exemplos de alavanca interfixae interpotente. O antebraço é estendido pela distensão do músculo tríceps, e retraído pela contração do bíceps. Considerando em ambos os casos que o ponto de resistência está na mão e que o fulcro éconstituído pelo cotovelo, o movimento de tensão de braço pode ser explicado como o de uma alavanca interfixa (na medida em que a mão e a junção do tríceps ao antebraço se situam em lados opostos comrelação ao cotovelo). A contração do braço pode ser considerada como acionada por um mecanismo de alavanca interpotente.
O conjunto formado pelo músculo gastrocnêmico da perna (a potência), pelocalcanhar (o fulcro) e pelo pé (a resistência), constitui outro exemplo de alavanca interfixa. Uma alavanca Inter resistente é representado pela mandíbula. O fulcro está situado em sua junção com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alavancas
  • alavancas
  • Alavancas
  • Alavancas
  • alavanca
  • Alavanca
  • Alavancas
  • alavancas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!