Alavanca

Páginas: 3 (592 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Alavanca

É uma máquina simples que consiste em uma barra relativamente rígida que pode ser rodada em torno de um eixo. No corpo humano é representada pelo osso. A força aplicada na alavancamovimenta uma resistência.
É Constituída por três partes básicas:
· Ponto de apoio ou fulcro
· Força de Resistência
· Força de esforço ou Potência
Ponto de apoio ou fulcro (PA)

Ponto de apoio oueixo ao redor do qual uma alavanca pode ser rodada. No corpo humano é representado pela articulação. É o ponto onde se apóia a alavanca para realizar um trabalho.

Força de resistência (R)

É opeso da carga. Quase sempre é representado pelo peso do segmento ou carga externa. È a força que deve ser vencida. O próprio segmento corporal representa uma resistência natural à alavanca.

Força deesforço ou potência (F)

É a força que aplicamos à alavanca, para mover ou equilibrar os sistemas. No corpo humano é representada quase sempre pela ação dos músculos. Pode ser chamada também de forçamotriz.

Elementos adicionais de uma alavanca

Braço de Potência (BP)

Distância perpendicular da aplicação da força ao eixo de rotação. Ou seja, é a distancia entre o Ponto de Apoio até olocal de aplicação da força. Por isso, pode ser chamado também de Braço de Força (BF).

Braço de Resistência (BR)

Distância perpendicular da aplicação da resistência ao eixo de rotação. É a distânciaque vai do ponto de Apoio até o ponto de aplicação da resistência.

Classificação das alavancas

A localização do ponto de apoio, Resistência e Potência classificará as alavancas, que podem serde 3 tipos:
Alavanca de primeira classe

Pode ser chamada também de INTERFIXA ou de EQUILÍBRIO. Nela, o ponto de apoio fica situado entre a Resistência (R) e a Potência (P). As alavancas interfixaspodem ser utilizadas para ganhar força ou resistência. Frequentemente é utilizada para manutenção da postura ou equilíbrio. A força necessária para vencer a resistência depende do comprimento dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alavancas
  • alavancas
  • Alavancas
  • Alavancas
  • alavanca
  • Alavanca
  • Alavancas
  • alavancas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!