Alargadores (mecanica indusrial)

1911 palavras 8 páginas
| | Alargadores |

A execução de furos cilíndricos de formatos e dimensões exatas é um pré-requisito exigido na produção em série de peças intercambiáveis.

O furo executado pela broca, geralmente não é exato a ponto de permiti o ajuste entre peças. Isso acontece porque: * a superfície do furo é rugosa; * o furo não é perfeitamente cilíndrico porque o eixo da máquina tem jogo (folga); * o diâmetro não tem medidas exatas; é quase sempre maior que o diâmetro da broca pela afiação imperfeita ou por deficiência da máquina, geralmente classe de tolerância H12; * o eixo geométrico do furo sofre, às vezes, ligeira inclinação.

O alargador é a ferramenta de corte para usinagem usada em acabamento de furos que fornece medidas exatas que permitem ajustes de eixos, pinos, buchas, etc.

O alargador é capaz de dar ao furo: * rugosidade Ra da ordem de 0,8 m; * diâmetro de medidas exatas, geralmente a classe de tolerância H7; * correção, se ele estiver ligeiramente desviado.

O alargador é fabricado em aço-rápido. Muitas vezes apresenta as arestas cortantes feitas de metal duro. Pode ser usado manualmente ou em máquinas.

Os alargadores manuais apresentam navalhas cortantes mais compridas do que os alargadores para máquinas. Sua haste é paralela com um arraste quadrado conforme norma DIN 10.

Os alargadores para máquinas podem ter as hastes cilíndricas ou cônicas.

Para evitar marcas das navalhas no acabamento do furo, os alargadores têm um número par de navalhas em uma distribuição angular desigual.

Modo de ação

O alargador é uma ferramenta de acabamento com múltiplas arestas cortantes.

As arestas de corte, endurecidas por meio de têmpera, trabalham por pressão, durante o giro do alargador dentro do furo. Nesse processo, cortam minúsculos cavacos do material, fazendo como que uma raspagem da parede interna do furo.

Na seção da navalha existem dois ângulos: * o ângulo de folga (), que deve ter aproximadamente

Relacionados