Alanna Mioso

1088 palavras 5 páginas
REVISÃO BIOLOGIA!
Taxonomia: o médico e botânico Lineu foi quem elaborou o sistema de classificação universal dos seres vivos, o sistema binomial de nomenclatura. O uso de um nome cientifico para cada espécie permite uma padronização universal, que evita prováveis confusões geradas pela existência de inúmeros termos populares que diferentes regiões poderiam aplicar a essa espécie. Ex: a espécie humana. HOMO(refere-se ao gênero) SAPIENS (refere-se a espécie).

Vírus: não estão incluídos em nenhum dos cinco reinos, pois não possuem células (são acelulares), a unidade fundamental de todos os seres vivos. Os vírus são formados por um ácido nucleico (DNA ou RNA) envolto por uma cápsula proteica(capsídeo). São sempre parasitas intracelulares obrigatórios: somente conseguem se reproduzir no interior de células de outros seres vivos. Quando estão fora da célula hospedeira, são completamente inerter e não se reproduzem. No interior do hospedeiro, um único vírus pode originar centenas de vírus idênticos.
Estrutura do vírus: o material genético de um vírus pode ser DNA ou RNA, mas nunca 2=os 2 juntos. Em ambos os casos a molécula pode ser de fita simples ou dupla. A sequência dos nucleotídeos do capsídeo e também das proteínas necessárias à reprodução do vírus como enzimas. Os vírus de estruturas mais simples apresentam uma capsula proteica envolvendo o material genético. O conjunto capsídeo mais material genético forma o nucleocapsideo, alguns vírus são chamados envelopados porque apresentam um envelope lipoproteico que envolve o núcleo capsídeo, esse envelope tem dupla origem: a parte lipídica corresponde à bicamada de fosfolipídios que constituem a membrana plasmática da célula hospedeira e a parte proteica é composta por proteínas virais, um ex: é o vírus do HIV.
Vírus de DNA e RNA: Dependendo de um material genético que apresentam DNA ou RNA, os vírus tem ciclos diferentes nas células parasitas. Quando o material é o DNA, este se duplica

Relacionados