Alan Coulqhoun

383 palavras 2 páginas
COLQUHOUN, Alan. Modernidade e Tradição Clássica. Ensaios sobre Arquitetura. São Paulo, Cosac & Naify, 2004.

Composição X Projeto
Atualmente, o termo composição é mais usual no contexto musical. Porém sua utilização está associada a tradição arquitetônica. Diante da necessidade de se explicar o belo, algumas normas foram estabelecidas, para que servissem de apoio para outros artistas posteriormente. Conceitualmente, a palavra composição tem sua origem em meados do século XIX, quando alguns teóricos de escolas de artes como a École des Beaux Arts, possuíam grande influência na formulação de regras para uma boa arquitetura.

Racionalismo
Quando se trata de arquitetura, a racionalização nunca vem sozinha, se difunde e modifica de acordo com as variações ideológicas sem se desligar dos fatores socioeconômicos.O conflito empírico X racional, resultou em uma diversificação de racionalidades associadas a movimentos ideológicos, consecutivamente defendidos por arquitetos.A dualidade razão x emoção foi uma das grandes preocupações e discussões do movimento moderno, de modo que a racionalização foi associada ao capitalismo ( sistema econômico que sustentou o movimento). O valor ético do capitalismo durante o movimento moderno apesar de itinerante devido as mudanças de ideologias, tinha em sua essência racionalidade, rotina e disciplina.

Citações

“A composição torna-se um meio pelo qual podem ser estabelecidas regras de desenhos comuns a todos os estilos”.
(pág. 53)

“As formas finais da arquitetura, assim como as da natureza, devem ser o resultado de determinado principio de estruturação, a partir do qual a forma seria automaticamente decorrente, sem a intervenção do juízo “compositivo” consciente do artista.
(pág. 63)

“ Será que podemos empregar a palavra “racionalismo” em arquitetura no sentido em que ela sempre foi empregada, a despeito de todas as mudanças de significado: como tentativa de se fornecer o análogo sensorial, a presença

Relacionados