Al0.1

947 palavras 4 páginas
A.L. 0.1. Rendimento no aquecimento
Na execução deste trabalho, os alunos deverão ter o cuidado de submergir completamente a resistência na água, para que todo o calor seja transmitido directamente para esta e não parcialmente para o ar.
Poderá desprezar-se o calor absorvido pelo vidro, visto a massa do gobelé ser bastante inferior à massa da água e a capacidade térmica mássica do vidro ser muito pequena (cvidro = 0,84 J g -1 ºC-1); também o calor absorvido pelo termómetro é desprezado, pelas mesmas razões.

Questões: Será necessária a mesma energia para aquecer uma panela de água e um copo de água?
Para produzir o mesmo aumento de temperatura, á necessário fornecer mais energia à maior massa de água (existente na panela) do que à menor (existente no copo). Uma panela e um copo, ambos cheios de água a ferver, encontram-se à mesma temperatura? E possuem a mesma energia interna?
A energia interna depende da temperatura (que é a mesma, a 100º C, desde que à pressão de 1 atm), da substância (a mesma em ambas as amostras) e da quantidade de substância, que no caso da panela, por ser em maior quantidade, tem maior energia interna do que a água do copo.

Questão problema: Como podemos aumentar o rendimento no aquecimento, quando cozinhamos?
Os alunos deverão referir que, uma vez que neste caso o aquecimento se faz do exterior para o interior do recipiente, é conveniente que este tenha uma boa condutividade térmica; deverá contudo estar tapado para evitar perdas de calor devido à evaporação da água. (A chama ou placa eléctrica deve ter um diâmetro inferior ao do fundo do recipiente, pois assim se garante que praticamente toda a energia é transferida para este, minimizando as transferências para o ar.)

Questoes pre-laboratoriais verdadeira ou falsa
A. A energia transferida entre sistemas a diferentes temperaturas chama-se calor.
Verdadeira.
B. A energia interna de um sistema corresponde a energia cinetica e potencial das particulas

Relacionados

  • AL0.1- rendimento no aquecimento
    2370 palavras | 10 páginas
  • Quimica
    336 palavras | 2 páginas
  • Atividade Laboratorial 0.1 - “Rendimento num processo de aquecimento” Física 10º ano
    1065 palavras | 5 páginas