Al gore - relatório

Páginas: 12 (2933 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
Livro “Uma Verdade Inconveniente” - Al Gore
O objetivo do presente projeto é a neutralização das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) causadas pela produção e distribuição da edição em português do livro “Uma Verdade Inconveniente – O que devemos saber (e fazer) sobre o aquecimento global”, do ex-vice-presidente americano Al Gore, através do plantio de espécimes arbóreas nativas em áreas deproteção ambiental (APA). O novo livro de Al Gore faz parte de seu projeto de conscientização ambiental, que inclui palestras ao redor do mundo e o documentário homônimo, onde são apresentados dados incontestáveis sobre a crise climática provocada pela ação do homem no planeta. Com base em pesquisas realizadas por especialistas e instituições de renome, e compilando dados e exemplos no mundointeiro, Al Gore produz uma obra eficaz de alerta sobre o aquecimento global. Narra também parte de sua trajetória de vida, focando os pontoschave que o fizeram voltar a atenção para o ambiente. As emissões de GEE atribuídas ao livro foram absorvidas por um reflorestamento realizado nas margens do Rio Gregório, município de São Carlos (Fotos 1, 2 e 3 em anexo). Através deste reflorestamento serápossível melhorar a qualidade ambiental da área que se apresenta degradada e contribuir para o combate às mudanças climáticas através da fixação do carbono nas árvores. O projeto consiste de duas etapas. A primeira é a produção do Inventário de Emissões de GEE relativas à produção do livro na Editora Manole, localizada em Barueri-SP, e a sua distribuição por todo Brasil. A segunda é estimar o número deárvores a serem plantadas para absorver da atmosfera este montante de GEE (quantificados em CO2 equivalente), tornando o livro “neutro em carbono”.

Inventário de Emissões de GEE Neste inventário, todas as emissões de GEE contabilizadas foram expressas na forma de toneladas de dióxido de carbônico equivalente (CO2e), seguindo o padrão mundial estipulado pelo Intergovernamental Pannel on ClimateChange (IPCC), órgão científico para assuntos de mudanças climáticos da ONU. CO2e é uma medida utilizada para comparar as emissões de vários gases de efeito estufa baseado no potencial de aquecimento global de cada um. O dióxido de carbono equivalente é o resultado da multiplicação das toneladas emitidas do gás pelo seu potencial de aquecimento global. Para a produção do presente Inventário foramutilizados dados fornecidos pela Manole, editora desta versão nacional do livro. Os dados fornecidos foram requeridos através de um questionário produzido pela The Green Initiative e entregue aos responsáveis. Estes dados consistem na descrição do tipo e quantidade dos materiais que compões o livro e embalagem, lote a ser distribuído e forma de distribuição, incluindo meio de transporte edistâncias percorridas. Para estimar as emissões relativas a cada um dos itens considerados, foi utilizado o software Global Emission Model for Integrated Systems (GEMIS 4.3) do Instituto OEKO, o qual se baseia na ferramenta de Análise de Ciclo de Vida associada a fatores de mudanças climáticas do IPCC para obter o fator de emissão de GEE (tCO2e/Kg) de cada material. Todas as tabelas com dados e cálculosestão em anexo (Tabelas 1 a 5). Os resultado final do Inventário foi a emissão de 20,4 tCO2e para a produção e transporte de um lote de 5.000 livros.

Reflorestamento Esta é a etapa de implantação do Projeto. A partir do resultado final obtido na

primeira etapa – quantidade total de GEE emitido em função da produção e

distribuição do livro - , o número de espécies arbóreas nativas a seremplantadas será calculado. As árvores serão plantadas nas margens do Rio Gregório, município de São Carlos. A equação utilizada para calcular do número de árvores a serem plantadas é: N = Et / Ff Onde: N – número de árvores a serem plantadas; Et – emissão total de GEE estimada na primeira etapa desta metodologia (tCO2e); Ff – fator de fixação de carbono em biomassa no local de implantação do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uma verdade inconveniente
  • relatorio resumo sobre al gore
  • Al gore
  • al gore
  • Al Gore
  • Al Gore
  • Quem foi Al Gore.
  • Al gore

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!