Alívio de tensões, recozimento e normalização

Páginas: 12 (2784 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
Alívio de Tensões, Recozimento e Normalização









INTRODUÇÃO


Há muitos séculos atrás o homem descobriu que com o aquecimento e resfriamento podia modificar as propriedades mecânicas de um aço.
Com o passar do tempo, descobriu também que a rapidez com que o aço era resfriado e a quantidade de carbono que possuía influía decisivamente nessas modificações.O processo de aquecer e resfriar um aço, visando modificar as sua propriedades, denomina-se tratamento térmico.
As propriedades dos aços dependem da sua estrutura. Os tratamentos térmicos modificam, em maior ou menor escala, a estrutura dos aços, resultando na alteração de suas propriedades.
Na indústria atual, o tratamento térmico é um dos processos mais importantes e que exigecontroles de qualidade, segurança e processo muito apurados. Como foi vivenciado ultimamente casos de imenso prejuízo na indústria automobilística, devido a problemas no controle de tratamento térmico, como o caso da montadora que, em outubro do ano passado iniciou uma avaliação sobre a substituição de peças do motor de dois modelos de veículos que, supostamente teriam falhas nos tratamentos térmicos,o recall custaria cerca de mais de um bilhão de reais à montadora.
Este trabalho engloba alguns dos principais tratamentos térmicos empregados hoje na indústria, são eles: Alívio de tensões, Recozimento e Normalização.
























TRATAMENTO TÉRMICO


Os tratamentos térmicos empregados em metais ou ligas metálicas, são definidos como qualquer conjuntode operações de aquecimento e resfriamento, sob condições controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de resfriamento, com o objetivo de alterar suas propriedades ou conferir-lhes características pré-determinadas.


1 FINALIDADE DO TRATAMENTO TÉRMICO


- Aumento ou diminuição da dureza;
- Aumento da resistência mecânica;
- Melhora da ductilidade;
- Melhora da usinabilidade;- Melhora da resistência ao calor;
- Melhora das propriedades de corte;
- Melhora da resistência à corrosão;
- Melhora da resistência ao desgaste;
- Modificação das propriedades elétricas e magnéticas;
-Remoção de tensões internas (oriundas de esfriamento desigual, trabalho mecânico ou outra causa);
Porém, a melhora de uma ou mais propriedades, mediante um determinado tratamento térmico,é conseguida com prejuízo de outras. É necessário então, que o tratamento térmico seja escolhido e aplicado criteriosamente, para que os inconvenientes apontados sejam reduzidos ao mínimo.


2 DETERMINAÇÃO DO TIPO DE TRATAMENTO


A determinação de qual o correto tipo de tratamento depende:
- das características que se deseja obter, tais como, resistência mecânica, dureza, estruturametalúrgica, tamanho de - grão, usinabilidade, dentre muitas outras;
- da liga metálica envolvida;
- da durabilidade (vida útil) que se deseja alcançar, tudo isso sem modificar o estado físico do metal. 












ALÍVIO DE TENSÕES


Tipo de tratamento térmico de homogeneização dos aços utilizado para aliviar tensões residuais oriundas do processamento do metal


1 QUANDO ÉEMPREGADO O ALÍVIO DE TENSÕES


É utilizado quando problemas de tensões residuais ocorrem na peça, seja pela mudança de estado do metal (melhor exemplo - solidificação após a fundição, que é a mudança do estado físico líquido para o estado físico sólido) ou após os processos a frios (melhor exemplo, usinagem pesada, laminação, repuxo, dentre outros). Normalmente também se utiliza este tipo detratamento térmico em peças que foram soldadas, brutalmente esmerilhadas e/ou usinadas com enorme retirada de camada de metal, fato gerador de acúmulo indesejado de tensões, sejam elas superficiais ou não. Quanto maior a quantidade de elementos de liga em um metal, maior a necessidade de que se realize o processo de alívio de tensões.
As tensões residuais mais comuns são:
- Tensões residuais de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Normalização e Recozimento
  • Tratamento Termico De Alivio De Tensoes
  • Alivio de tensoes inox
  • Influência do Carbono no recozimento e normalização
  • Recozimento
  • recozimento
  • Recozimento
  • Recozimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!