Alálise sobre identidade e autonomia

Páginas: 13 (3142 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2012
1. Introdução
Identidade pode ser definida como manifestações individuais em que precisamos sempre do outro para existirmos (Silva, 2000). Cada um forma sua identidade conforme suas crenças, hábitos ou grupo ao qual pertence. Ou seja, formamos nossa identidade de acordo com as coisas com as quais nos identificamos. Existe o grupo dos jogadores de futebol, das bailarinas, dos nadadores eassim por diante, conforme o tipo de característica tomada como referência. Mas, em que toda esta questão de identidade nos afeta? Nós, como futuros professores, teremos que lidar com as diferentes identidades presentes em sala de aula conforme classe social, gênero, etnias, crenças, costumes, sexualidade, idade além de outras categorias variáveis presentes na vida do sujeito a partir das quais ossujeitos se constituem.
Já autonomia pode ser definida como liberdade de pensar por si, além da capacidade de guiar-se por princípios que concordem com a própria razão, envolve capacidade de realizar, o que exige um homem consciente e ativo, por isso o homem passivo é contrário ao homem autônomo. Paulo Freire propõe uma “educação para autonomia” “fundada na ética, no respeito à dignidade ea própria autonomia do educando” (FREIRE, 2000a, pg. 11) enfatizando que a autonomia deve ser conquistada, construída a partir das decisões, das vivências, da própria liberdade, ou seja, ninguém é espontaneamente autônomo, é uma conquista que deve ser realizada. E a educação deve proporcionar contextos formativos que sejam adequados para que os educandos possam se fazer autônomos. “O professor quedesrespeita a curiosidade do educando, o seu gosto estético, a sua inquietude, a sua linguagem [...] O professor autoritário, que por isso mesmo afoga a liberdade do educando, amesquinhando o seu direito de estar sendo curioso e inquieto” (FREIRE, 1996a, pg.35).


Nesta investigação sobre autonomia e identidade dentro do âmbito escolar foram entrevistados 20 professores de diversas áreasde conhecimento que atuam no Ensino Fundamental e Médio, tanto na rede de ensino público quanto privado ou em ambas. A eles foi aplicado um questionário, contendo 11 questões que apontam desde planejamento das aulas, identidade discente até sua opinião em relação ao ensino médio politécnico. As questões feitas foram as seguintes: 1. Na sua opinião, como a sociedade percebe o trabalho docente? Deque forma os discursos vinculados pela mídia influenciam na construção dessas representações? 2. Você considera os professores como responsáveis pelo fracasso do sistema escolar público? Por quê? 3. Quem são os seus alunos? Por que os seus alunos vão para a escola? 4. Você trabalha a questão das diferenças de identidade dos seus alunos em sala de aula? 5. Como você constrói o seu planejamento?Você o modifica ao longo do ano? 6. Você considera que os alunos têm autonomia na realização de seus trabalhos em sala de aula? Por quê? O que é autonomia para você? 7. Você acredita em uma ação positiva de escola para lutar contra a violência? Justifique a sua resposta. 8. Nas aulas, há momentos de debates frente a situações de violência vivenciadas pelos alunos? Como isto se dá? 9. Na sua opinião, oque mudou do Ensino Médio anterior para o Politécnico em termos de grade curricular? Quais as vantagens e desvantagens que você percebe no Ensino Politécnico? 10. Que fontes você usa para ministrar aulas? Por que opta por essas fontes? 11. Que atividade proposta e realizada com os alunos você prioriza em suas aulas e por quê?
Entretanto, nesta investigação analisaremos apenas duas das onzequestões, são elas:
a. Você trabalha a questão das diferenças de identidade dos seus alunos em sala de aula?
b. Você considera que os alunos têm autonomia na realização de seus trabalhos em sala de aula? Por quê? O que é autonomia para você?
Das respostas dadas pelos professores foram evidenciadas categorias e também foram feitas comparações com textos de Boaventura de Sousa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Identidade e autonomia
  • Identidade e autonomia
  • Identidade e autonomia
  • IDENTIDADE E AUTONOMIA
  • Como Desenvolver Identidade E Autonomia Em Crianças
  • Identidade e autonomia na educação infantil
  • Projeto Identidade e Autonomia
  • Identidade e autonomia na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!