aksokdok

959 palavras 4 páginas
História
Independências: África e Ásia
Entre os principais fatores da independência dos povos afro-asiáticos, podemos citar:
a) luta dos nativos da África e da Ásia contra os dominadores europeus
b) o enfraquecimento das potências europeias devido às perdas sofridas durante a segunda guerra mundial
c) a solidariedade dos países recém-libertos.
Na conferência de Bandung 29 países se autodenominaram Terceiro mundo, e declararam-se não alinhados(neutros na guerra fria).
Na Índia o principal líder do movimento pela independência foi Mohandas Gandhi, conhecido como Mahatma. Para enfrentar a dominação inglesa, Gandhi liderou a resistência pacífica, era baseada na desobediência civil. Ou seja, os indianos era incentivados a não consumir nenhum produto inglês, desobedecer leis que os discriminavam na própria Índia e não pagar impostos. Em 1930 a tática de resistência pacífica alcançou reconhecimento internacional. Internamente Gandhi lutava para unir hindus e muçulmanos em torno da luta pela independência. Em 1947, pressionado pela resistência indiana e abalado por causa dos danos da 2ª guerra, o governo inglês aceitou negociar com os indianos. Assim surgiram a ìndia(maioria hindu) e Paquistão(maioria muçulmana).
Na África as lutas pela independência foram influenciadas pelo Pan-africanismo (movimento idealizado por negros que defendia a unidade da África, a solidariedade e a independência dos povos africanos) e pela negritude(movimento africano que propunha a valorização das culturas negro-africanas). As independências africanas se agruparam em 2 blocos. No 1º as colonias conseguiram a independência por meio da negociação com suas ex-metrópoles (ainda assim houveram conflitos) e no 2º os países conseguiram independência por meio da guerra de libertação.
Costa do Ouro (Gana)
Para impor seu domínio os britânicos procuravam manter as diferentes etnias lá existentes separadas. Contra essa opressão organizou-se um movimento, liderado por Kwame Nkrumah, que

Relacionados