aksjdd sdhddhd

1490 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Instituto de Biologia — Departamento I — Biologia Geral
Curso: Odontologia BIO158
Laiana Driele Andrade Ferreira

RESPOSTAS: ROTEIRO SINALIZAÇÃO (RECPTORES DE SUPERFÍCIE)

1. Caracterize diferentes tipos de sinalização celular. Sinais endócrinos são produzidos por células endócrinas e viajam através do sistema circulatório até chegarem a todas as partes do corpo. Sinais parácrinos são enviados apenas às células na vizinhança da célula emissora. Os neurotransmissores são um exemplo. Sinais autócrinos apenas afetam as células que são do mesmo tipo celular que a célula emissora. Um exemplo são as células do sistema imunitário.
2. Compare os processos de resposta celular rápida e lenta. A velocidade da resposta a um sinal extracelular não depende somente do mecanismo de liberação do sinal, mas também da natureza resposta da célula-alvo. Quando a resposta envolve somente mudanças em proteínas já existentes na célula, ela pode ocorrer muito rapidamente: por exemplo, uma mudança alostérica em um canal iônico controlado por neurotransmissor pode alterar, em milissegundos, o potencial elétrico da membrana plasmática, e as respostas que dependem somente de fosforilação de proteína podem ocorrer em segundos. Contudo, quando a resposta envolve mudança na expressão gênica e na síntese de novas proteínas, ela normalmente demora muito minutos ou horas, não importando o mecanismo de liberação do sinal.
3. Identifique os dois tipos de receptores presentes nas células. Receptores Nucleares – de localização Intracelular, são receptores citosólicos que atuam principalmente na transcrição de genes através do DNA. Regulam a transcrição de genes através de hormônios esteróides, tireóideanos, ácido retinóico e vitamina D. Um ligante atravessa a membrana e se liga no receptor no citosol onde migra para o núcleo, ocorrendo transcrição genética, sintetizando proteínas e assim gera

Relacionados