Akkakaka

484 palavras 2 páginas
Defina inflação, inflação de demanda e inflação de custos, e os fatores que as provocam?

Inflação é um aumento generalizado de preços numa dada economia. Pode ocorrer diante de diversas circunstâncias:desvalorização cambial, políticas fiscais e monetárias expansionistas, ampliação do crédito, etc.
Inflação de custos é aquela que deriva de um aumento nos insumos utilizados na produção de um bem e que leva ao aumento deste.
Inflação de demanda acontece quando se tem um aumento na procura de um determinado bem, sem o mesmo correspondente do lado da oferta, logo a economia se reequilibra através do aumento no preço desse bem.

Explique resumidamente as distorções provocadas por altas taxas de inflação.

Uma das distorções mais sérias provocadas pela inflação diz respeito à redução relativa do poder aquisitivo das classes que dependem de rendimentos fixos, com prazos legais de reajustes. Nesse caso estão os assalariados, que, com o passar do tempo, vão ficando com seus orçamentos cada vez mais reduzidos, até a chegada de um novo reajuste. A distorção provocada por altas taxas de inflação afeta também o balanço de pagamentos,pois elevadas taxas de inflação, em níveis superiores ao aumento de preços internacionais, encarecem o produto nacional relativamente ao produzido externamente.
Outra distorção provocada por altas taxas de inflação dá-se sobre as finanças públicas. A inflação tende a corroer o valor da arrecadação fiscal do governo, pela defasagem existente entre o fato gerador e o recolhimento efetivo do imposto. Maior a inflação, menor a arrecadação real do governo.

Aponte as causas da inflação brasileira, de acordo com as seguintes correntes: A)neoliberal
Durante todo o período de 1964-1973, o diagnostico para as causas da inflação brasileira utilizava a linha de pensamento econômico ortodoxa/neoliberal, que atribuía ao excesso de demanda, associado ao desequilíbrio das contas públicas, a responsabilidade pelo processo inflacionário. O

Relacionados