Ajustes

Páginas: 6 (1351 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃOCENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICASDEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA E PRODUÇÃOCURSO: ENGENHARIA MECÂNICADISCIPLINA: LABORTÓRIO DE PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
TÁSSIO ANTONIO MACHADO FERREIRA - 1212132
TOLERÂNCIAS E AJUSTES
SÃO LUÍS2014
TÁSSIO ANTONIO MACHADO FERREIRA - 1212132
TOLERÂNCIAS E AJUSTES
Trabalho aplicado à disciplina de
Laboratório de Processosde Fabricação,
para obtenção de ajuda para a primeira nota,
referente ao sexto período do curso
de Engenharia Mecânica.
SÃO LUÍS2014
Introdução
Nas construções mecânicas é impossível obter exatidão absoluta das dimensões indicadas no desenho, seja pelos erros das máquinas operatrizes, defeitos e desgastes das ferramentas, seja pela imperfeição dos instrumentos de medida, erros de leiturado operador ou ainda pelo fato que todos os instrumentos dão apenas e sempre medidas aproximadas.
As peças são, portanto confeccionadas com dimensões que se afastam a mais ou a menos da cota nominal, isto é apresentam erro. Com a finalidade de aumentar a produção, as empresas fabricam em série seus produtos. Neste sentido as peças não são todas absolutamente iguais, mas, dentro de certos limitespré-estabelecidos e determinados, são plenamente aceitáveis.
As peças fabricadas podem ser utilizadas isoladamente ou em conjunto, como na maioria dos casos (formar componentes ou máquinas). Neste segundo caso, para a facilidade de substituição rápida e simples das peças, é necessário que elas sejam intercambiáveis. Para isso é necessário pré-estabelecer o intervalo dos limites entre os quaispode variar a dimensão de uma peça, isto é, é necessário estabelecer a tolerância.

Tolerância e suas definições
Tolerância ou Campo de Tolerância é a variação permissível da dimensão da peça, dada pela diferença entre as dimensões máxima e mínima.

Como exemplo, suponhamos uma indústria que fabrique pistões e pinos do acoplamento de bielas. Admitamos que os pinos tenham o diâmetro nominalexterno de 20mm. Evidentemente os pistões deverão ser usinados de tal forma que permitam o encaixe deslizante do pino. Neste sentido, existirá tolerância tanto para os pinos como para os pistões e a tolerância deve ser tal que esse acoplamento continue deslizante também quando o pino de maior diâmetro calhe com o pistão de menor furo.

Este problema de intercambialidade foi sentido por muitasindústrias até ser criado um sistema internacional, que é o sistema ISO (International Standardizing Organization). O sistema de Tolerância é um conjunto de princípios, regras, fórmulas e tabelas que permite a escolha racional de tolerâncias para a produção econômica das peças intercambiáveis.
Como finalidades do uso de tolerâncias têm:
• Evitar uma exatidão excessiva nas dimensões das peças durante asua fabricação – geralmente ocorre quando não se indicam tolerâncias nos desenhos – causando um processo de fabricação muito lento e aumento da mão de obra.
• Estabelecer limites para os desvios em relação à dimensão nominal, assegurando o funcionamento adequado das peças.
Terminologia de Tolerâncias
As dimensões de peças diferentes, fabricadas com mesmo diâmetro nominal, cujo funcionamentofoi experimentado e considerado adequado, podem oscilar dentro de certos limites, mantendo-se as condições de funcionamento anteriormente previstas. Assim, a conjugação requerida de duas peças se assegura somente quando as dimensões limites de tolerância tenham sido previamente estabelecidas.
DIMENSÕES LIMITES: São os valores máximo e mínimo admissíveis para a dimensão efetiva.
DIMENSÃO MÁXIMA:É o valor máximo admissível para a dimensão efetiva.
Símbolo: Dmáx para furos e dmáx para eixos.
DIMENSÃO MINIMA: É o valor mínimo admissível para a dimensão efetiva
Símbolo: Dmin para furos e dmin para eixos.
AFASTAMENTOS: É a diferença entre as dimensões limites e a dimensão nominal
AFASTAMENTO INFERIOR: É a diferença entre a dimensão mínima e a dimensão nominal. Símbolos: Ai para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ajustes
  • Ajuste Posdtural
  • Ajustes de curvas
  • Ajuste de valor
  • ajustes de balanço
  • Ajuste sazonal
  • AJUSTES CAMERA
  • Tolerancias e Ajustes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!