Ajuste

Páginas: 77 (19047 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014
CURSO DE TCP/IP






COMPLETA


EM


48 MÓDULOS






2008
Módulo 01
Ao contrário do que muitos podem pensar, o TCP/IP é na verdade um Protocol Suíte, ou seja, um conjunto de protocolos. O TCP/IP na verdade é a sigla de Transmission Control Protocol / Internet Protocol.
Nos anos 70, a Advanced Research Projects Agency viu a necessidade de criar uma tecnologia que pudesseoferecer duas características principais a uma rede de computadores:
• Packet Switching: comutação de pacotes;
• InternetWorking: Interconexão de redes.
Esta rede foi chamada de ARPANET e ela foi o ponto de partida para chegarmos à Internet.
Não existe uma empresa que tenha os direitos sobre o TCP/IP, sendo que a Internet Architeture Board (IAB) é formada por um grupo de profissionais,divididos em grupos de pesquisa e desenvolvimento chamadas de Task Forces, sendo que cada um destes grupos tem a determinação de desenvolver o TCP/IP sobre um determinado aspecto de tecnologia.
Quando falamos em comutação de pacotes, associamos a duas formas principais de realizar a conexão entre computadores:
• Comutação de circuito (Circuit-Switching);
• Comutação de pacote (Packet-Switching).Um exemplo clássico de comutação de circuito ocorre quando você se conecta através do seu micro (via Home Banking através de um número telefônico exclusivo para este serviço) com o seu banco para efetuar operações bancárias, como por exemplo, solicitar um talão de cheques. Este tipo de conexão possui uma grande vantagem e outra grande desvantagem:
Vantagem Desvantagem
Sistema menos sujeito afalhas. Após a conexão estabelecida entre as partes, o canal que é aberto para a comunicação não estará acessível a outro equipamento, oferecendo assim um alto grau de confiabilidade. A falta de flexibilidade, pois se ocorrer a necessidade de comunicação com outro equipamento/sistema, será necessário a troca de circuito de comunicação.
Já na comutação de pacotes, os equipamentos que estiveremparticipando da comunicação na rede estarão ligados através de Routers (mesmo circuito) e, desta forma, qualquer um dos participantes da "conversa", poderão trocar informações com qualquer um dos demais participantes.
O nome comutação de pacotes se dá pelo fato de que, as mensagens que são enviadas pela rede, devem ser quebradas em pacotes (Packets). Este procedimento é realizado para melhorar aperformance da comunicação. Estes pacotes são formados por um endereço de origem, um endereço de destino, a sequência do pacote na quebra da mensagem total. Esta sequência ou numeração é necessária para que o destinatário possa ordenar os pacotes e montar o quebra-cabeça para em seguida poder interpretar o conteúdo da mensagem.
Algumas redes (principalmente as de maior parte) se utilizam de PacketSwitches (equipamento de comutação de pacotes) para gerenciar a distribuição dos Packets no processo de comunicação.
Veja a seguir um exemplo gráfico do processo de comutação de pacotes:

Observe que no gráfico acima, apesar do computador B estar "recebendo" a transmissão dos pacotes do computador A, ele simplesmente os ignora, pois estes são destinados ao computador C.
Este tipo de tecnologia,tem como uma das grandes vantagens a possibilidade de várias conexões, ou seja, um mesmo computador poderá trocar pacotes com diversos computadores.
Nesta tecnologia, a principal desvantagem é a performance. Pelo fato do circuito estar compartilhando a sua comunicação com diversas máquinas, a velocidade de transmissão é prejudicada.
Vamos falar um pouco agora sobre a InternetWorking, ou seja,tecnologia que permite a conexão de diferentes redes através de um sistema de roteamento de mensagens. Este procedimento sobre o TCP/IP opera de forma independente do aplicativo que está sendo executado pelos equipamentos que participam da rede. O TCP/IP oculta detalhes físicos e permite maior flexibilidade na comunicação.
Através do InternetWorking, as redes são ligadas por equipamentos que tem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ajustes
  • Ajustes
  • Ajuste Posdtural
  • Ajustes de curvas
  • Ajuste de valor
  • ajustes de balanço
  • Ajuste sazonal
  • AJUSTES CAMERA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!