Ajuda para Trabalho Indivudual unopar

4343 palavras 18 páginas
01

02

03

Plano de aula: prática esquecida pelo professor?Presentation Transcript
1. prática esquecida pelo professor?Maria da Conceição Ferreira de Souza Valéria Rios Oliveira Alves
2. O significado e a importância do planejamento escolar: O trabalho docente é uma atividade consciente e sistemática,cujo centro está a aprendizagem ou o estudo dos alunos sob a direção do professor. A complexidade deste trabalho não está vinculada apenas à sala de aula; está também diretamente ligado a exigências sociais e à experiência de vida dos alunos.
3. O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.
4. A ação de planejar, portanto não se reduz ao simples preenchimento de formulário para controle pedagógico; deve ser uma atividade consciente de previsão das ações docentes, fundamentadas em opções político- pedagógicas, e tendo como referência permanente as situações didáticas concretas que envolvem a comunidade escolar que interagem no processo de ensino.
5. Funções do planejamento:· Assegurar a racionalização,organização e coordenação dotrabalho docente, permitindo aoprofessor e escola um ensino dequalidade, evitando a improvisaçãoe a rotina;· Explicitar princípios, diretrizese procedimentos do trabalho docenteque assegurem a articulação entre astarefas da escola e as exigências docontexto social e do processo departicipação democrática;
6. - Expressar os vínculos entre o posicionamentofilosófico, político-pedagógico e profissional e as açõesefetivas que o professor irá realizar na sala de aula,através de objetivos, conteúdos, métodos e formasorganizativas do ensino; - Assegurar a unidade e a coerência do trabalhodocente, inter-relacionando: os objetivos (para queensinar), os conteúdos (o que ensinar), os alunos (aquem ensinar), os métodos e técnicas (como ensinar) ea avaliação.
7. - Facilitar a preparação das aulas:selecionar o material didático em tempo

Relacionados

  • Individual 7 Fran
    581 palavras | 3 páginas
  • deficiencia fisica
    2026 palavras | 9 páginas
  • recursos hidricos
    2638 palavras | 11 páginas