Aividade pratica supervisionada desenvolvimento economico bric

1166 palavras 5 páginas
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISONADAS

ATPS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 2º 2010

Professor:

ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS

EATAPA 3

O termo BRIC foi criado pelo economista Jim O’Nill, em 2001, para referir-se aos quatro países que apresentarão maiores taxas de crescimento econômico até 2050. BRIC são as inicias de Brasil, Rússia, Índia e China, países em desenvolvimento, que, conforme projeções serão maiores economicamente que o G6 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália).

Fonte: www.brasilescola.com/geografia/bric

Passo1

Dados históricos e indicadores:

O Brasil possui as menores taxas de crescimento ( média 1,8% nos anos 90 e de 3,1 % entre 2000 e 2006) quando comparado com os demais paises que compõem o BRIC.

Fonte: PLT 278 pág. 82

Brasil, Rússia, Índia e China apresentam vários fatores em comum, entre eles podem ser citados: grande extensão territorial; estabilidade econômica recente; Produto Interno Bruto (PIB) em ascensão; disponibilidade de mão de obra; mercado consumidor em alta; grande disponibilidade de recursos naturais; aumento nas taxas de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); valorização nos mercados de capitais; investimentos de empresas nos diversos setores da economia.

Características particulares para o desenvolvimento econômico de cada país:

Brasil

O Brasil é o país mais atraente entre as nações do grupo quanto à possibilidade de receber investimentos estrangeiros, pois foi elevado à posição de grau de investimento, pelas agências de classificação de risco Standad e Poor´s. Aspectos que contribuem para o crescimento econômico do país: - Grande produtor agrícola;
- Parque industrial diversificado;
- Grandes reservas minerais, e com a descoberta da camada pré-sal será auto-suficiente em petróleo e

Relacionados