Airstar

2611 palavras 11 páginas
Instituto Politécnico de Santarém
ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA

Caso n.º 4
AIRSTAR

Trabalho elaborado na Unidade Curricular
Teoria das Organizações

Santarém, 21 de Abril de 2011

1-Índice

2-Introdução 3

2. Enquadramento teórico 4
2.1. Definir o rumo das organizações 4
2.2. Missão 4
2.3. Objectivos 4
2.4. Estratégia 5
2.4.1. Definição de estratégia 5
2.4.2. Tipologias de estratégias de Miles e Snow 5
3. Descrição da realidade em estudo 8
4. Questões 9
5. Conclusão 12
6. Referências Bibliográficas 13

2-Introdução

Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Teoria das Organizações que é leccionada no primeiro ano do curso de Gestão de Empresas e tem como finalidade o enquadramento da empresa direccionada ao nosso caso (Airstar) no conteúdo referente ao capitulo 4: “Estratégia, Desenho Organizacional e Eficácia”. Onde os principais problemas patentes nesta empresa são a sua organização, a sua estratégia e a sua eficácia.

No referente trabalho, iremos começar por explicar numa primeira parte a matéria abordada nas aulas, seguidamente iremos fazer uma breve descrição da empresa em questão resumindo também o nosso caso. Para terminar responderemos às perguntas propostas enquadrando as mesmas no tema referido.

O principal problema existente nesta empresa é a sua organização, onde os seus administradores e gestores não têm funções delineadas. Outro deles é a sua estratégia, que não era a mais adequada, pois com a entrada de novas empresas neste mercado, iria haver uma maior competição.

Um dos métodos aplicados para resolver esta situação era a subdivisão de poderes, para não haver administradores com postos sub- carregados para que todos estes pudessem cumprir melhor as suas tarefas, colocando-os nas

Relacionados