Ainda a violência contra a mulher

Páginas: 4 (764 palavras) Publicado: 26 de abril de 2013
Resenhista:
Izabel Cristina Domiciano Braga - Graduanda em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) - izabel_domiciano@hotmail.com.br

SURITA, T. Ainda a violência contra amulher. Brasília: Envelopel Gráfica-2012-58-59pgs. Disponível em:http://teresasurita.com/2012/03artigo-ainda-a-violencia-contra-a-mulher-revista-prisma.html.acessado em: 07 de dezembro de 2012.Deputada Federal (PMDB/RR); Secretária Nacional de Programas Urbanos no Ministério das Cidades; Estudou na Universidade de Harvard e na Faculdade de Turismo de Morumbi; Prefeita da cidade de Boa Vista- RR,por duas vezes; Membro da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito sobre a Violência contra a Mulher no Brasil.

O artigo científico remete a um problema bastante antigo e, portanto, muitoconhecido de toda a sociedade, a violência contra a mulher. Tema considerado por muitos como bastante batido, mas que ainda é sim, uma realidade assustadora com dados alarmantes. É até vergonhoso que aindanão se tenha erradicado essas atrocidades que infelizmente é realidade para um número expressivo de mulheres nesse país.
A autora ressalta que essa violência se dá em razão do gênero da agredida, por setratar do sexo feminino e por esta ter com o agressor, laços de afetividade, este se coloca em posição privilegiada em relação a companheira..A lei Maria da Penha vem se constituindo um mecanismoeficiente de combate a esse tipo de violência. A Deputada Federal Teresa Surita, autora desse artigo, relata que no dia 09 de fevereiro de 2012, o Supremo Tribunal Federal reafirmou a validade da LeiMaria da Penha, afastando assim qualquer alegação de inconstitucionalidade de seus dispositivos.
Depois da reafirmação do Supremo Tribunal Federal, o agressor poderá ser processado mesmo dada a ausênciada representação da agredida. Destaque importante se deu ao fato de terem sido derrubadas as interpretações que colocavam a violência sofrida no âmbito familiar ou doméstico como de caráter não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violencia contra jovem e contra a mulher
  • Violência contra a mulher
  • Violencia contra a mulher
  • Violencia contra a mulher
  • violencia contra mulheres
  • Violência doméstica contra as mulheres
  • Violencia contra mulher
  • violencia contra mulher

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!