AIDS

Páginas: 2 (376 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
AIDS
Saiba mais sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA/AIDS), HIV, formas de contágio, infecção, dano do sistema imunológico, ação do vírus dentro das células, etc. 
O que é
A AIDS,também definida como SIDA, é a síndrome da imunodeficiência adquirida. Seus portadores apresentam inúmeros sintomas e infecções, o que resulta no dano ao sistema imunológico.
Como ataca o organismoEste vírus ataca principalmente os linfócitos que comandam a defesa de nosso organismo.
Como consequência do ataque pelo vírus HIV, o número de linfócitos é diminuído drasticamente e o organismohumano fica completamente desprotegido contra uma série de doenças oportunistas e infecções.
Para entendermos um pouco mais sobre esta doença, é interessante sabermos que o HIV é um retrovírus (víruscom genoma de RNA) que age infectando nossas células e, uma vez dentro delas, multiplica-se rapidamente. 
Este vírus provoca a morte dos linfócitos (células de defesa) devido a grande quantidade denovos vírus que produz em seu interior. Quando infectadas, as células de defesa são atacadas pelo sistema imunológico, pois, por apresentarem proteínas do vírus em sua membrana, nosso organismo não émais capaz de  reconhecê-las.
Há ainda linfócitos infectados pelo HIV que não apresentam replicação de vírus, contudo, mesmo nestes casos, a célula perde suas funções devido a presença deste invasor emseu núcleo.
Transmissão / contágio
Seu contágio se dá através da contaminação pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).
O vírus da AIDS geralmente é transmitido através de secreções genitais oupelo sangue. Seu contágio ocorre via sexual, intravenosa (compartilhamento de seringas contaminadas, por exemplo) ou de mãe para filho.
Tratamentos
Apesar de ainda não existir cura para esta doença,há tratamentos muito eficazes que diminuem a proliferação do vírus.
 Reprodução do Vírus HIV
O vírus HIV
Ilustração: Como o HIV se reproduz

1. Ataque: Proteínas do HIV se acoplam a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aids
  • Aids
  • Aids
  • Aids
  • AIDS
  • AIDS
  • aids
  • Aids

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!