AIDS

Páginas: 4 (863 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
No dia 28 de Agosto de 1981, o Centro de Controle de Doenças dos EUA publicou o primeiro artigo chamando a atenção pro crescimento acelerado do índice de pessoas com um novo vírus, que inicialmenteacreditava-se que atingia apenas homossexuais.
Inicialmente foi largamente ignorada pela sociedade americana, até que, com as proporções da epidemia sempre crescentes, apareceram os primeiros casos emtóxico dependentes e de transfusão de sangue em 1982.
De onde surgiu a AIDS?
A Aids surgiu na atual Republica Democrática do Congo. Acredita-se que o vírus HIV vivia dentro dos macacos e apesar deser mutável, não fazia mal aos animais. Pesquisadores usaram uma amostra de sangue de uma portadora morta nos anos 60 pra fazer uma triagem do vírus e descobriram que ele já circulava entre macacos hámais de cem anos e pode ter passado para os humanos por conta do costume congolês de comer carne de macaco. O vírus se espalhou pelo Congo e foi levado para o Haiti junto com pessoas que foram pra látrabalhar. As pesquisas indicaram que é possível que uma única pessoa chegou aos EUA com o vírus e o espalhou por toda a América. A partir daí, ele se manifestou mais entre homossexuais e no iníciodos anos 80, começou a preocupar o mundo.
Transmissão
A Aids é transmitida através de contato sexual, pelo sangue e da mãe para o filho durante o parto ou, mais raramente, durante a gravidez.Prevenção
A melhor forma de se prevenir contra a Aids é usando preservativo na relação sexual, já que essa é a forma mais comum de transmissão. Em caso de tomar vacinas ou doar sangue, exija que as seringase agulhas sejam descartáveis e de preferência que sejam abertas na sua presença. Caso a mãe esteja grávida e seja portadora do vírus, é extremamente recomendável que converse com o médico. Existetratamento para que o feto não seja infectado.
Sintomas
O vírus ataca os glóbulos brancos, fazendo com que o corpo fique com a imunidade muito baixa. A Aids não mata, mas abre caminho para que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aids
  • Aids
  • Aids
  • Aids
  • AIDS
  • AIDS
  • aids
  • Aids

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!