AIDS na Gestação

Páginas: 7 (1675 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
AIDS NA GESTAÇÃO
Anny ramos, Idaiana Xandra.
14605155710
Resumo: A epidemia de AIDS tem atingido cada vez mais mulheres em idade reprodutiva, sendo que muitas já são mães ou se tornam mães quando descobrem a infecção. Os estudos revisados indicam que a infecção pela AIDS pode alterar de muitas formas a experiência da gestação e da maternidade, gerando uma sobrecarga psicológica relacionadaao estigma e ao risco de transmissão para a criança. Apesar disso, pesquisas sugerem que muitas mulheres portadoras do AIDS buscam transmitir uma identidade materna positiva para os filhos e se preocupam intensamente com o futuro deles.
A chamada “transmissão vertical”, que acontece de mãe para filho, é uma das principais preocupações dos especialistas em relação à infecção pelo vírus HIV. Deacordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 8% das gestantes soropositivas transmitem a doença para o bebê. A taxa é muito alta, já que em países de Primeiro Mundo esse índice é quase nulo.
Um dos fatores que tem maior contribuição para o crescimento desse número assustador é a falta de acompanhamento pré-natal. O teste anti-hiv, que deve ser solicitado pelo médico no início da gestação, com oconsentimento da gestante, muitas vezes não é realizado. Ele é o instrumento que permite um diagnóstico precoce da doença. Estudo apresentado no Boletim Epidemiológico da AIDS comprova as informações. Só para ter uma ideia, na região Norte e Nordeste somente cerca de 30% das gestantes que fazem o exame, ficam cientes do resultado.
INTRODUÇÃO
A AIDS é o estágio mais avançado da doença que ataca osistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado.
Há alguns anos, receber o diagnóstico de AIDS erauma sentença de morte. Mas, hoje em dia, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida. Basta tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas.
O vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) transmite-se à criança principalmente por transmissão vertical, durante a gravidez, durante o parto e através do leite materno. A taxa de transmissão vertical do HIV, semqualquer intervenção, situa-se em torno de 25,5%. No entanto, diversos estudos publicados na literatura médica demonstram a redução da transmissão vertical do HIV para níveis entre zero e 2%, por meio de intervenções preventivas, tais como: o uso de anti-retrovirais combinados (promovendo a queda da carga viral materna para menos que 1.000 cópias/ml ao final da gestação), o parto por cirurgiacesariana eletiva, o uso de quimioprofilaxia com o AZT na parturiente e no recém-nascido, e a não amamentação.
O aleitamento materno representa riscos adicionais de transmissão, que se renovam a cada exposição da criança ao peito, e situa-se entre 7% a 22%. Esse risco se eleva, sendo de aproximadamente 30%, quando a infecção da mãe ocorre durante o período de amamentação. Por esse motivo, oaleitamento materno e o aleitamento cruzado (amamentação da criança por outra mulher) estão contraindicados.
O uso de medicamentos durante a gravidez é indicado para quem já está fazendo o tratamento e para a grávida que tem HIV, não apresenta sintomas e não está tomando remédios para AIDS. Nesse caso, o uso dos remédios antiaids pode ser suspenso ao final da gestação. Essa avaliação dependerá os examesde laboratório (CD4 a Carga Viral) e de seu estado clínico e deverá ser realizada, de preferência, nas primeiras duas semanas pós-parto, em um serviço especializado (SAE).
A testagem para HIV é recomendada no 1º trimestre. Mas, quando a gestante não teve acesso ao pré-natal adequado, o diagnóstico pode ocorrer no 3º trimestre ou até na hora do parto. As gestantes que souberem da infecção durante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestação
  • Gestaçao
  • Gestação
  • Gestação
  • gestação
  • gestação
  • Gestação
  • gestaçáo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!