Aidina

4536 palavras 19 páginas
Das Principais Pragas:

Broca- do- caule- Elasmopalpus lignosellus,– Este inseto é uma larva de uma mariposa que coloca seus ovos em órgãos aéreos da planta e no solo próximo ao hospedeiro. Além do feijoeiro, ataca também outras culturas importantes como soja, sorgo, milho, algodão.
Quando os ovos eclodem, as lagartas alimentam-se de folhas e, posteriormente, descem para o caule, onde constroem galerias. A lagarta completamente desenvolvida mede cerca de 15 mm e o seu ciclo de vida dura cerca de 41 dias, sendo 26 desses como larva (lagarta), ou seja, parasitando as plantas.
Além do dano causado às folhas que são comidas, perdendo assim área fotossintetizante, os maiores danos são ocasionados pelas galerias construídas pela lagarta, que destroem o feixe vascular da planta, levando-a à morte. Sua incidência é maior nos períodos de estiagem, sobretudo no estágio inicial da cultura.É interessante mencionar que o plantio direto reduz muito a sua incidência.

Vaquinha - Diabrotica speciosa – É uma espécie de besouro muito pequeno, de cor esverdeada, com três manchas amarelas em cada asa superior. As fêmeas põem seus ovos no solo. Suas larvas, após eclosão, podem penetrar nas raízes do feijoeiro e danificá-las, além de servirem de portas de entrada para patógenos do solo, sobretudo espécies de Fusarium sp. Porém os adultos é que têm o maior potencial de dano ao se alimentarem das folhas. Principalmente quando em populações elevadas, há casos que até mesmo a gema apical da plântula é atacada e esta é levada a morte. Assim, é nesse estágio bem tenro que a planta de feijoeiro é mais sensível ao ataque da vaquinha. No entanto, é desejável o controle populacional desse besouro.

Mosca-branca -Bemisia tabaci– Embora receba o nome mosca-branca, não se trata de uma mosca, pois estas são de ordem diferente. Enquanto B. tabaci pertencem à ordem Hemíptera, as verdadeiras moscas são da ordem Díptera. São insetos muito pequenos. Medem pouco mais de 1,0 mm. Até a

Relacionados