AIBO

Páginas: 7 (1671 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014











Estudo de caso














FLORIANÓPOLIS, SC
2013



1- Introdução

Da terra do encantamento com os robôs vem à última novidade da Sony, o Aibo, com a ajuda deoutros desenvolvedores a Sony criou um robô que tem como finalidade entreter, fazer companhia ao seu dono e o principal materializar a vida. Com características muito reais, a Sony tenta introduzir o Aibo ao mercado. Seu nome pode ter como significado Robô de Inteligência Artificial ou também companheiro, camarada.

Exposição do Tema:

Das experiências com o videogame PlayStation e com aajuda de outros desenvolvedores, para criar novos programas, a Sony criou o Aibo. Com características muito reais, o Aibo não precisa ser levado para passear, não suja os tapetes, não estraga os móveis muito menos os chinelos, não precisar ser alimentado. O Aibo tem como objetivo suprir as necessidades do seu dono em ter uma companhia, mas sem precisar ficar cuidando dela, entreter o seu dono,quando o mesmo tiver necessidade. O Aibo tem como brinquedo favorito uma bolinha rosa, ele corre atrás dessa bolinha, pega-a com a boca e a traz como qualquer cachorro de verdade faria. Ele tem a capacidade de aprender, quando você elogia um determinado comportamento, o Aibo fica mais propenso a repetir esse comportamento, mas fica triste quando censurado. O Aibo mostra que quer brincar pulando aoredor do seu dono. Embora ele não busque o seu jornal, não traga seus sapatos ou espante os ladrões, esse pequeno “cãozinho” é uma promessa, que proporciona divertimento.

Objetivo:

Esse trabalho tem como objetivo identificar os pontos fortes e fracos desse produto irreverente que a Sony lançou. Mostrar quais necessidades esse produto supriu e quais deixou a desejar, no ponto de vista doconsumidor. Analisar quais eram as perspectivas de mercado da Sony, onde eles erraram a ponto de extinguir esse produto do mercado.

Método:
O estudo de caso trata-se de uma abordagem metodológica de investigação especialmente adequada quando procuramos compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos factores. Por meio depesquisas, como leitura de textos e sites na internet, analisamos a estratégia de marketing da Sony para promover o seu produto.( e.g., GIL, 1987, p. 59) entende que o estudo de caso é recomendável nas fases iniciais de uma investigação sobre temas complexos, para construção de hipóteses ou reformulação do problema, ou quando o objeto de estudo já é suficientemente conhecido a ponto de serenquadrado em dado tipo ideal.

Principais Constatações:

Em seu lançamento, o Aibo conquistou inúmeros fãs por sua modernidade e capacidade de atender as necessidades do seu “dono”. Mas com o passar do tempo a Sony não buscou melhorar e inovar esse produto tão desejado pelas pessoas. Com isso o Aibo ficou parado no tempo, sem conseguir atender as necessidades de um público exigente por novidade emodernidade.






























2- Fichamento:

“Não é necessário leva-lo para passear, não suja os tapetes, não estraga os móveis nem os chinelos, não come.”
“Desligado e colocado num armário toda vez que você sair de férias.”
“Da Terra do encantamento com os robôs vem a última novidade entre essas maquinas – um cachorrinho chamado Aibo.”
“Talvezele signifique robô de inteligência artificial.”
“Talvez ele se refira ao foco de uma câmera da Aibo, que faz dela o ‘olho de animal’.”
“Ou talvez essa seja simplesmente o nome de um japonês companheiro ou camarada.”
“O Aibo tem como brinquedo favorito uma bolinha cor-de-rosa.”
“Ele pode aprender”
“Quando você elogia determinado comportamento do Aibo, ele fica mais propenso a repetir esse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aibo
  • Aibo
  • Aibo
  • Aibo
  • Aibo
  • Aibo
  • CASE AIBO
  • caso aibo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!